Município realiza campanha para prevenção de câncer de mama e de colo de útero

Foram abertas oficialmente, no início da noite da última terça-feira (2), as atividades do Outubro Rosa em Poços de Caldas, que marcarão o mês dedicado ao cuidado com a saúde da mulher, por meio do combate ao câncer de mama e de colo de útero.
É a quarta vez consecutiva que o município participa do movimento mundial que tem por objetivo chamar a atenção das mulheres para a prevenção. Neste ano, o Cristo, no alto da Serra de São Domingos, e o Coreto, na Praça Pedro Sanches, receberam iluminação em tons de rosa, como acontece com os principais monumentos de todo o país.
“Celebramos hoje o marco do Outubro Rosa, quando damos início à campanha contra o câncer de mama, um grande avanço na questão da saúde da mulher. Para nós do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, que atuamos nas causas da mulher em âmbito municipal, garantindo a qualidade de vida da mulher, os números do ano passado foram bastante significativos, um ganho verdadeiro para as nossas mulheres, que tiveram acesso gratuito aos exames”, ressaltou a presidente do Conselho, Marlene de Fátima Silva.
A abertura do evento contou com a apresentação do Quarteto de Cordas do Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani. O Executivo Municipal foi representando pela secretária de Educação, Maria Helena Braga. “Saúde é uma questão de responsabilidade. Nós mulheres exercemos na família, na escola, na igreja, na sociedade, um papel muito importante. Por isso, cada uma deve olhar para si mesma e procurar, com responsabilidade, cuidar do próprio corpo”, destacou.
Em 2011, foram realizados 1.251 exames de Papanicolau e 2.368 mamografias durante a campanha. O Outubro Rosa acontece em Poços de Caldas numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal da Mulher.
Exames
Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. Os dois exames estão à disposição na rede pública de saúde, até o dia 31 de outubro. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.  O preventivo é feito na hora. Já a mamografia é agendada para ser realizada no Hospital da Santa Casa.
A mamografia está disponível para mulheres a partir dos 40 anos. Já o Papanicolau é disponibilizado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independente da faixa etária, que ainda não realizaram o exame neste ano.