Município recebe quadro e entidades ganham livros do Flipoços 2013

Obra do artista plástico Eduardo Kobra foi entregue ao município

A GSC Eventos Especiais realizou, no último dia 28 de maio, na Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, a entrega oficial dos mais de três mil livros arrecadados durante a Campanha “Doe um Livro”, realizada no período do Festival Literário de Poços de Caldas. Além da doação dos livros para doze entidades, a GSC Eventos doou ao município o quadro do artista plástico Eduardo Kobra, retratando em grafite o escritor Ariano Suassuna.
O quadro foi executado durante o “Encontro de Arte da Periferia” do Flipoços, no dia 30 de abril, que recebeu, dentre outras, a ilustre presença do artista plástico Eduardo Kobra, um dos mais renomados do Brasil. Na oportunidade, ele grafitou uma obra retratando o escritor Ariano Suassuna, em um painel de 2,95m por 1,95m.
A obra ficará exposta na Biblioteca Centenário, como parte do acervo cultural da cidade. Seu valor de mercado está estimado em R$ 30.000,00, já que, além do valor da obra em si, feita por um renomado artista, ainda conta com a assinatura do escritor retratado.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que esteve na solenidade, enfatizou a importância de iniciativas nas áreas de cultura e educação. “Acreditamos na educação e na cultura da nossa cidade e o que pudermos fazer para dar mais força a isso, nós faremos”, ressaltou.
Segundo a organizadora Gisele Ferreira, o evento cumpre mais uma vez seu papel social de auxiliar, principalmente, as crianças e jovens carentes, no contato com o mundo dos livros. “Acreditamos no poder transformador da leitura como passaporte para uma vida digna e feliz, longe do crime e das drogas, por isso, vamos investir cada vez mais neste evento que tem tudo para ser um grande instrumento de transformação de nossa sociedade”, enfatizou.
Estavam presentes na solenidade os representantes das entidades beneficiadas, que protocolaram o recebimento das doações e de lá mesmo já levaram suas caixas. As entidades beneficiadas foram Associação Beneficente Cosme e Damião da cidade de Capelinha (MG), Biblioteca Centenário; CEI Manoel Alfaya, Clínica Terapêutica Oxford; Escola Estadual Dr. Edmundo Gouvêa Cardillo; Escola Estadual Francisco Escobar, Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto CAIC, Obra Social do Menor Carente de Palmeiral (MG), ONG Poços de Luz, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Rotary Club de Poços de Caldas e Serviço de Obras Sociais de Guaíra (SP).
A edição de 2014 do Flipoços, com data marcada para acontecer de 26 de abril a 04 de maio, começa a ser preparada desde agora e a temática central “A Cultural Popular na Arte da Literatura” vai trazer para Poços de Caldas algumas das principais vertentes da cultura popular nacional.
A 8ª. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e o Flipoços contaram com o patrocínio do Ministério da Cultura, Grupo DME, Mineração Curimbaba, Correios, EPTV e Petrobras. Apoio cultural: Votorantim Metais, Cerâmica Togni e Auto Omnibus Circullare Poços de Caldas Ltda.

Prefeito e Gisele Ferreira, organizadora do evento, conferem os livros doados às entidades