Município utiliza novo produto para combate à dengue

Agentes foram treinados para utilizar novo larvicida

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre,  realiza um treinamento  para os 57 agentes de endemias nos dias 17 e 18  para receberem  orientações sobre como utilizar o novo larvicida Novaluron, em substituição ao Temefos, utilizado até então.
“O novo produto vem substituir o antigo, que já está sendo utilizado há mais de 30 anos. O  que pode ter causado resistência ao produto, por parte do mosquito”, informa  Giovani Adilson Grande, referência técnica em Endemias e Vigilância Ambiental da SRS de Pouso Alegre. Ele informa ainda que Minas Gerais é o estado com o maior número de casos do Brasil, com mais de 350 mil casos confirmados e 120 mortes, em 2013.
Ainda segundo Giovani, na região do sul de Minas o mosquito está sob controle, mas que as pessoas devem  continuar com os cuidados básicos para não deixar acumular água de chuva em pratos de plantas e outros locais.
Os agentes de endemias receberam do Departamento de Saúde Coletiva as botinas que fazem parte do uniforme. No início do ano  já haviam recebido calça, camiseta, colete, mochila e protetor solar. Na próxima semana, haverá a entrega de uma segunda remessa de coletes. Todos os agentes de endemias trabalham devidamente uniformizados, para facilitar a identificação quando entram nas residências para verificar  os possíveis locais onde possa haver focos do mosquito.
Novaluron
O Novaluron é o novo larvicida do grupo dos inibidores de síntese de quitina-benzoil-fenil-ureias-BPV. Ele inibe o crescimento dos insetos, impedindo a formação de quitina. Leva à má formação e esterilidade dos insetos adultos, caso consigam eclodir. Permite um efetivo controle de larvas, com baixa dosagem, reduzindo, dessa forma, os riscos de intoxicação e contaminação.