Museu é destaque na programação do Julhofest

Museu fica localizado próximo ao Espaço Cultural da Urca

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas é cenário de duas programações do Julhofest 2013. Nesta quinta, 18, acontece a segunda apresentação do projeto “Além da Lenda”, a partir das 15h. Atores vestidos com figurinos de época  contam histórias, resgatando as lendas de Poços de Caldas. Os ‘causos’ são baseados nos livros da historiadora Nilza Botelho Megale e  do escritor Jurandir Ferreira, e são uma verdadeira viagem ao folclore sulfuroso. As lendas  abordadas vão do fantasma da Urca, passando pela origem do nome da Fonte Pedro Botelho e pelo antigo cemitério,onde hoje está erguida a Igreja Matriz. O “Além da Lenda” é encenado por atores da Cia Garatuja de Artes.
Outro projeto que enfoca o museu é o “Museu Vivo”, que acontece na sexta, 19, também de 15h às 16h. O projeto  conta a história do museu de Poços de Caldas em uma viagem ao final do século XIX e início do século XX. É encenado por atores da Cia Del’Arte, que apresentam ao público fragmentos da história do município. Em ambos os projetos, a entrada é franca.
O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas está instalado em um casarão, conhecido como Villa Junqueira, datado de 1898. Nele, um vasto acervo composto por mobiliário, vestuário, utensílios e fotos,  contam não apenas a história dos primeiros moradores como registram a passagem de visitantes ilustres, como Dom Pedro II e Juscelino Jubitschek.
Mais história
Outra ação que aborda fatos históricos da cidade, desta vez itinerante, é o “Ônibus da História”.  Das 14h às 16h, aos sábados, atores  interagem com os passageiros e contam fatos  interessantes sobre a história de Poços de Caldas, enquanto o ônibus percorre a área central da cidade. Os atores são da Cia Máscaras Vivas, com direção de Roni Mocchegiani e produção executiva de Elisângela Virga. Fazem parte ainda  os atores Danilo Santos, Igor Karca Roff e Léo Pontes.
A saída do ônibus acontece na Praça Pedro Sanches e os ingressos, gratuitos, devem ser retirados antecipadamente, na Divisão de Cultura do município, localizada no Espaço Cultural da Urca.
A programação completa do Julhofest pode ser acessada no site da Prefeitura https://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?page_id=8991