Mutirão de catarata atende 250 pacientes nesta semana

250 pacientes passarão pela cirurgia nesta semana

Mais 250 pacientes de Poços de Caldas passarão por cirurgia de catarata no município, até a próxima quarta-feira (11), no Hospital da Zona Leste, dentro do mutirão de catarata do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Alto Rio Pardo (Cismarpa).
Nesta segunda-feira (9), 100 pacientes já passaram pelo procedimento. Na terça (10), serão mais 100 pessoas, todas do município de Poços de Caldas. Na quarta, mais 50 pessoas passarão pela cirurgia. A secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, visitou os pacientes e acompanhou o mutirão desta segunda-feira.
“Este é um programa do Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, que conta com recursos do Ministério da Saúde e é realizado em conjunto com o Cismarpa, nesta estrutura municipal que tem muita importância para a cidade, que é o Hospital da Zona Leste”, explicou a secretária.
Além das 250 cirurgias desta semana, já foram realizados, em 2013, 279 procedimentos. “O fato de termos um centro cirúrgico dentro do Hospital, com uma equipe de enfermagem que pode viabilizar as cirurgias junto com o Cismarpa, é que torna possível atingirmos esses números tão expressivos, tanto no ano de 2012, como agora em 2013. Como é uma cirurgia que se desenvolveu muito na parte técnica, é possível fazer uma quantidade muito grande num único dia e, com isso, agilizar a fila de espera”, ressaltou Dra. Aparecida.
A secretária avaliou que o projeto vai além da cirurgia, já que traz qualidade de vida para os pacientes. “Através deste projeto, milhões de brasileiros estão voltando a enxergar. Como é uma doença caracteristicamente vinculada à idade, com o envelhecimento da nossa população, é muito importante que tenhamos oferta de serviços para melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos. Esta é uma grande realização do Sistema Único de Saúde e, no nosso caso particular, da Prefeitura, do Hospital da Zona Leste e do Cismarpa”, finalizou.
Além dos pacientes de Poços de Caldas, o Cismarpa oferece o serviço também a outros municípios consorciados ou conveniados. As prefeituras adquirem os serviços de oftalmologia com valores da tabela do Sistema Único de Saúde.