Nova sinalização turística já está sendo instalada

Dezenove placas já foram instaladas  nas principais vias da cidade

Dezenove placas já foram instaladas nas principais vias da cidade

Após a instalação das bases no chão para colocação dos chamados braços, onde serão fixadas as placas indicativas dos atrativos turísticos de Poços de Caldas, o serviço tem andamento, com a instalação das placas propriamente ditas.

São no total 85 placas direcionais. Destas, 19 já podem ser vistas nas principais vias da cidade. Elas trazem informações importantes como, por exemplo, o melhor caminho para os principais pontos turísticos e ainda, locais comerciais como o Shopping e o Mercado Municipal.

Estas placas têm medidas em torno de dois metros de comprimento por um metro de largura. Elas são fixadas em etapas. Após a execução da fundação em concreto e chumbadores, espera-se por aproximadamente uma semana e instala-se a coluna e o braço projetado. Finalmente, é colocada a placa que posteriormente é nivelada. Este serviço está sendo feito seguindo um cronograma de implantação de acordo com o projeto e no sentido de causar menor impacto no trânsito, já que é necessário caminhão e equipamentos especiais para a colocação e alinhamento.

As ações fazem parte do Projeto de Sinalização Turística do Município, iniciado em 2011 e que só agora pôde ser implantado a partir de recursos do Ministério do Turismo. O projeto foi preparado pela Secretaria Municipal de Turismo seguindo as normas e diretrizes do Denatran (Departamento nacional de Trânsito) e IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em Poços, também acompanham a instalação o Demutran e DER. O Projeto ainda contempla a criação dos roteiros turísticos segmentados, valorizando ainda mais o patrimônio natural e cultural de Poços de Caldas.

Na primeira etapa de instalação, a empresa contratada por meio de licitação, colocou as placas de identificação do atrativo, num total de 46. Nesta segunda fase, estão sendo instaladas as placas direcionais e, numa terceira etapa, serão implantadas 11 placas para pedestres e 12 placas panorâmicas que vão conter mapas de fotos dos caminhos turísticos.