Outubro Rosa tem início nesta terça-feira em Poços de Caldas

Outubro é o mês dedicado às mulheres. Em Poços de Caldas, as atividades do Outubro Rosa, movimento mundial de combate ao câncer de mama, têm início na próxima terça-feira (2), às 18h, na Praça Pedro Sanches.
A abertura do evento contará com fala das representantes da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além de apresentação artística.
É a quarta vez consecutiva que o município integra a campanha. Neste ano, o Cristo, no alto da Serra de São Domingos, e o Coreto, na Praça Pedro Sanches, serão iluminados em tons de rosa, como acontece com os principais monumentos de todo o país.
A intenção é que a cor diferenciada lembre as mulheres que esta é a hora de fazer seus exames anuais para prevenção do câncer de mama, a mamografia, e o preventivo do câncer de colo de útero, o Papanicolau. Durante todo o mês, como parte do evento, a Secretaria Municipal de Saúde realiza a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero. Os dois exames estão à disposição na rede pública de saúde, até o dia 31 de outubro. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.  O preventivo é feito na hora. Já a mamografia é agendada para ser realizada no Hospital da Santa Casa.
A mamografia está disponível para mulheres a partir dos 40 anos. Já o Papanicolau é disponibilizado para todas as mulheres com vida sexual ativa, independente da faixa etária, que ainda não realizaram o exame neste ano. “Temos bastante vaga para os dois exames. É importante que as mulheres nos procurem para participar da campanha”, destaca a enfermeira do Programa Saúde da Mulher, Lucimara Costa Papi.
Em 2011, foram realizados 1.251 exames de Papanicolau e 2.368 mamografias durante a campanha. O Outubro Rosa acontece em Poços de Caldas numa parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal da Mulher.
“A iniciativa é de grande relevância porque coloca a saúde da mulher na pauta do dia e, mais que isso, oferece mecanismos para que ela se cuide”, avalia a presidente do Conselho da Mulher, Marlene Silva. Para ela, os números alcançados pelo município na realização dos exames demonstram que a campanha vem ganhando a adesão das mulheres na cidade.
Programação
Segundo informações da Vigilância do Câncer e seus Fatores de Riscos da Vigilância Epidemiológica, haverá horário estendido de acordo com a demanda. No dia 10 de outubro, a equipe fará panfletagem na rua Assis Figueiredo, esquina com Prefeito Chagas, a partir das 13h.
No Núcleo Centro (rua Amazonas), o horário até o dia 31 de outubro será das 17h às 20h. No sábado, dia 20, o atendimento será realizado na Zona Leste e Centro-Oeste. Já no sábado, dia 21, será a vez da Zona Sul e UBS Centro.
As mamografias poderão ser agendadas pelo telefone 3697-2220, das 8h às 17h, no Programa Saúde da Mulher, que funciona no Hospital da Zona Leste.
Movimento
O Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA). O movimento se caracteriza por colorir locais públicos de rosa, cor símbolo da luta contra o câncer de mama.
Tradicionalmente, o Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação de prédios e monumentos em cor-de-rosa, pela pintura de muros, calçadas e bancos de praças, pela mudança de cor dos ambientes de sites de empresas e organizações e por ações de diversas naturezas que objetivam chamar atenção para a causa.