Parceria entre Educação e PM implanta núcleo de mediação escolar

Foi realizada, nesta terça-feira (16), reunião que marca o início da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar, com objetivo de implantar o núcleo de mediação escolar de conflitos e estabelecer protocolo de providências que define os casos em que a polícia deve ser acionada e os casos que devem ser solucionados no próprio ambiente escolar.
A reunião foi realizada na Secretaria de Educação, com diretores e diretoras das escolas públicas municipais, o tenente coronel PM Diovany Ribeiro, comandante do 29º BPM de Poços de Caldas e policiais militares de programas como Jovens Construindo a Cidadania (JCC), Proerd, Patrulha Escolar e Núcleo de Mediação de Conflito.
Na próxima semana, cada escola indicará um número de mediadores que participarão de capacitação coordenada pela Polícia Militar, para posterior implantação dos núcleos de mediação escolar nas 25 unidades de ensino da rede municipal.
De acordo com a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, o objetivo é atuar na prevenção e no controle da violência no ambiente escolar, minimizando conflitos entre os próprios alunos, alunos e professores e a prática de bullying. “Será estabelecido também um protocolo de conduta que deverá ser seguido pelos diretores, definindo o que é de responsabilidade da escola e o que é de responsabilidade da polícia”, destaca a secretária.
Já os núcleos de mediação escolar de conflitos serão implantados após a capacitação dos mediadores, de aproximadamente 10h de curso, e serão acompanhados pela Polícia, que fará a avaliação e o monitoramento dos resultados.
Hoje, o município conta com o Núcleo de Mediação de Conflito, que funciona na sede da 162ª Cia. PM, na rua Prefeito Chagas. Com os resultados positivos alcançados, o trabalho está sendo ampliado também para as escolas.