PMJ atende mais de mil jovens em núcleos de todas as regiões

DSC02759

Mais de mil alunos da rede de ensino de Poços de Caldas frequentam os nove núcleos do Programa Municipal da Juventude (PMJ), localizados nas regiões sul, leste e oeste da cidade. Para se inteirar das atividades e das necessidades de reforma de algumas unidades, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, e o vice, Nizar El Khatib, estiveram nos PMJ’s da Vilas Unidas e Maria Imaculada, ambos localizados na zona oeste. A secretária de Educação, Maria Cláudia Prézia, e Tiago Mafra, coordenador do programa, acompanharam à visita.
Eloísio percorreu as dependências PMJ Vilas Unidas e acompanhou parte das atividades realizadas pela manhã no núcleo, que trabalha com 135 alunos de escolas próximas à unidade. A Secretaria de Educação vai promover levantamento das necessidades do local, que se encontra em condições muito precárias, para depois realizar projeto de reforma e adaptação, como o objetivo de incluir a obra no orçamento de 2015.
A supervisora Pedagógica do PMJ Nações Unidas, Suelba Magalhães Oliveira, informou que as atividades iniciam às 7h e terminam às 17h, de segunda a sexta-feira, e todos os estudantes recebem três refeições: café da manhã, lanche e almoço.  Segundo ela, no núcleo são 90 crianças de manhã e 45 jovens à tarde. No primeiro período, após as atividades, os estudantes da 1ª a 4ª séries, vão direto para a escola, como também o segundo grupo com alunos da 5ª a 9º séries chega ao início da tarde direto das aulas na rede municipal.
Suelba comentou ainda que as crianças do período da manhã recebem apoio pedagógico, e participam de atividades esportivas, iniciação musical, oficinas de leitura, contação de história e de motricidade (expressão corporal). À tarde, os jovens contam também com atividades de educação ambiental, artes, educação física etc.
Mafra informou que é a primeira vez que o programa ultrapassa a casa de mil jovens inscritos. Segundo ele, a demanda para algumas regiões, como a oeste, é maior e por isso estão sendo estudadas opções para abrigar mais estudantes. O prefeito e o vice estiveram também no PMJ do bairro Imaculada, onde 40 jovens participam das atividades.