PMJ Santa Maria celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A iniciativa visa chamar a atenção para o transtorno do espectro autista

Em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, foi realizada, na manhã desta quarta-feira (1), uma homenagem à equipe da unidade Santa Maria do Programa Municipal da Juventude (PMJ), que atende ao aluno autista Felipe Lopes da Silva. A homenagem foi feita pela mãe Lucimara Marques da Silva, com o objetivo de ressaltar o trabalho desenvolvido pelo PMJ no sentido de incluir e auxiliar no desenvolvimento do pequeno Felipe.
Participaram da homenagem, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, a secretária de Educação, Maria Cláudia Machado e a secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues. A iniciativa visa chamar a atenção para o transtorno do espectro autista. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) e é celebrado desde 2008.
A homenagem foi preparada pela mãe Lucimara Marques da Silva. Seu filho Felipe está no PMJ desde 2013 e vem se desenvolvendo de maneira vigorosa. Inicialmente diagnosticado com autismo não-verbal, já no primeiro ano na unidade Santa Maria, ele desenvolveu a fala e aprendeu a ler e a escrever. Ela afirmou que o desenvolvimento do aluno se deve ao empenho da equipe da unidade que, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, ofereceu as condições adequadas para a inclusão de Felipe.
“Quando o autismo caiu na minha vida, veio junto com muitas notícias negativas. Então eu desejei apenas que o meu filho fosse uma criança feliz. E é essa felicidade que eu vejo nele quando ele acorda para vir ao PMJ. Esse é o resultado do trabalho que vem sendo feito aqui”, afirmou.
A secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado, acredita que a iniciativa precisa ser divulgada para que sirva de exemplo para outras famílias e também para os profissionais que trabalham com crianças autistas. “Isso prova que toda criança pode aprender”, ressaltou. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida de cada criança. Cada um significa muito”, completou.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço afirmou que o dever do poder público é exatamente auxiliar na criação de oportunidades de desenvolvimento para todos. Ele aproveitou para agradecer e homenagear o trabalho de toda a equipe da unidade do PMJ.
PMJ
A unidade Santa Maria do PMJ conta com 60 alunos, de 6 a 13 anos, que desenvolvem atividades de acompanhamento pedagógico, artes, educação física, entre outras. De acordo com a supervisora Nívea Maria Bordignon Mendes, são desenvolvidas atividades lúdicas voltadas para o processo de aprendizagem.