PMJ volta a integrar desfile cívico de 7 de setembro

pmj desfile 03

As unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ) voltaram a participar do tradicional desfile em comemoração ao 7 de setembro, após anos de ausência. Como parte do processo de reestruturação do programa, em consonância com a política federal de educação integral e o projeto “Escola Viva” da Secretaria Municipal de Educação, as unidades do PMJ passaram a receber também instrutores de banda para a retomada das atividades, que tinham sido interrompidas.

Já em 2014, as unidades AABB e Santa Maria tiveram instrutores de banda incorporados ao quadro de funcionários, sendo que os trabalhos foram reiniciados com os jovens e adolescentes atendidos nesses dois locais. O PMJ Santa Maria conseguiu, inclusive, preparar os alunos para participar das atividades de comemoração no último domingo (7).

“A construção da banda no Santa Maria trouxe um novo fôlego para a unidade e atraiu muitos interessados, o que tem contribuído nas atividades de musicalização, na organização e na ampliação das vivências dos alunos”, destaca a supervisora pedagógica da unidade, Olga Maria Carneiro.

Já o instrutor de banda do Santa Maria, Antônio Carlos Lino, ressalta que “trabalhar com a musicalização ajuda na disciplina, no autoconhecimento e colabora para fornecer oportunidades que, fora dos espaços de educação integral, talvez os jovens não teriam acesso”.

A unidade Santa Maria do Programa Municipal da Juventude atende hoje 80 crianças e adolescente, entre 06 e 16 anos. O PMJ no município de Poços de Caldas já ampliou o atendimento de 400 alunos em 2013 para 1100 alunos em 2014, distribuídos em 9 unidades.