Poços de Caldas comemora Dia de Luta Antimanicomial

Várias atividades aconteceram no Parque José Affonso Junqueira

O Dia de Luta Antimanicomial foi marcado com a realização de atividades recreativas, culturais e artísticas, no Parque José Affonso Junqueira, na manhã da última sexta-feira (18). Houve participação de usuários dos centros de atendimentos psicossocial de Poços de Caldas, Andradas e Ipuiúna. Além disso, uma exposição de trabalhos dos pacientes dos núcleos pode ser visitada no saguão da Urca.
A vice-prefeita Gláucia Boaretto, os vereadores Valdir Sementile e Álvaro Cagnani participaram da abertura das atividades, organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Paulo César Silva não pode comparecer porque cumpriu agenda, anteriormente firmada, na cidade de Passos, no sul de Minas.
Gláucia citou a dedicação dos profissionais do setor de saúde, que atuam no programa e ressaltou que “ações como aquelas dão mais dignidade ao ser humano e ajudam Poços de Caldas a continuar sendo uma cidade diferenciada, com alto nível de qualidade de vida da população.”
Miriam Cioffi Ayres, coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, disse que a data é uma referência histórica a aprovação da reforma psiquiátrica, que prioriza a atenção ao usuário em serviços abertos como os Caps, invés da internação psiquiátrica muito comum antes da década de 1980.
Para Cioffi, que atua junto a Saúde Mental, foi uma importante conquista da sociedade e dos profissionais de saúde, que permitiram a promoção de tratamentos mais humanizados, a inclusão social e o resgate da cidadania aos indivíduos com transtornos mentais.
A coordenadora informou ainda que 85 pessoas utilizam os núcleos dos programas em Poços e destacou o atendimento descentralizado realizado nos diversos núcleos nas regiões central, oeste, leste e sul, que, segundo ela, melhoraram o acesso ao serviço por pacientes e familiares.