Poços de Caldas é a melhor da região no Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros

Município é a 6ª colocada do Estado e a primeira do Sul de Minas

Poços de Caldas ficou em 6º lugar no Índice de Competitividade dos Municípios Mineiros, divulgado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE/MG), na última semana. Com um índice de 74,36 pontos, de um total de 100 pontos, o município subiu da 9ª para a 6ª posição.
O estudo calcula anualmente o Índice de Competitividade para os municípios mineiros e para as regionais de planejamento do SEBRAE-MG, com o objetivo de criar e manter um ambiente competitivo para as empresas.
“A posição de 6ª colocada no Estado e a primeira na região do Sul de Minas demonstra que Poços voltou a ser uma cidade que interessa para os investidores e, neste sentido, temos a convicção que tudo que realizamos até agora no setor – a regularização do distrito industrial, registro da área e licenciamento ambiental através de TAC com o Ministério Público, aplicação de cerca de R$ 8 milhões em obras de infraestrutura para vias públicas e energia elétrica, o anúncio de novas empresa naquele local, bem como o início das obras da Thyssenkrupp e da Nutrire – está redirecionando a nossa cidade para o rumo correto, o caminho do desenvolvimento sustentável, com a geração de empregos e qualidade de vida”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Reis.
O ranking mostra as cidades mineiras que mais favorecem o surgimento de novos empreendimentos e mais estimulam o crescimento dos pequenos negócios. O Índice de Competitividade Municipal permite comparar os 853 municípios mineiros e as oito regiões de planejamento do Sebrae Minas.
Desde a primeira edição do estudo, em 2010, Belo Horizonte lidera o ranking das cidades mais favoráveis aos negócios. A capital mineira é seguida por Uberlândia, Nova Lima, Juiz de Fora, Uberaba, Poços de Caldas, Varginha, Ipatinga, Sete Lagoas e Divinópolis.
Características
A pesquisa aponta características locais que podem gerar vantagens competitivas ou criar obstáculos para o desenvolvimento das empresas. O índice é baseado em cinco fatores: performance econômica, que abrange os aspectos relacionados à atividade econômica, ao comércio, à remuneração e ao emprego; suporte aos negócios, compreendendo o mercado de trabalho, instituições de apoio e multiplicidade da economia; capacidade de alavancagem do governo, que inclui finanças públicas; quadro social, que engloba os principais indicadores sociais e infraestrutura, que considera a infraestrutura básica, educação, saúde e meio ambiente.