Poços de Caldas é selecionada para receber Centro de Iniciação ao Esporte

Projeto será disponibilizado pelo Ministério do Esporte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou, na tarde da última terça-feira (10), os municípios selecionados para receber unidades do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), maior projeto de legado de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Poços de Caldas está entre as cidades selecionadas e o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou da solenidade de apresentação, em Brasília.
O objetivo dos Centros de Iniciação ao Esporte é ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado, incentivando a iniciação esportiva. O Ministério do Esporte desenvolveu a concepção do Centro de Iniciação ao Esporte no âmbito da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
“O Centro de Iniciação ao Esporte coloca Poços de Caldas definitivamente no caminho de desenvolvimento e crescimento do país, com a cidade recebendo o maior legado que um evento olímpico pode nos oferecer: a possibilidade de formação dos nossos jovens por meio do esporte, de forma verdadeiramente cidadã”, ressaltou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro e o prazo de cadastramento se encerrou em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos.
Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível. Poços de Caldas vai contar com o Centro de Iniciação ao Esporte Modelo II, que será construído em área de 3.500 m2, no Residencial Monte Verde II. Os projetos de arquitetura e engenharia do CIE serão fornecidos pelo Ministério do Esporte.
O modelo contempla ginásio poliesportivo com arquibancada para 177 lugares, área de apoio com administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitários e quadra externa descoberta.
Modalidades
As modalidades olímpicas oferecidas serão esgrima, ginástica rítmica, ginástica trampolim, badminton, levantamento de peso, tênis de mesa, taekwondo, voleibol, vôlei de praia, basquetebol, boxe, ginástica artística, handebol, judô e lutas. Já as modalidades paralímpicas ofertadas serão esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado e goalball. Será oferecida ainda a modalidade não-olímpica de futebol de salão.
De acordo com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o Ministério vai oferecer toda a assistência para auxiliar as prefeituras a superar as dificuldades na construção desse equipamento para que sejam entregues à população antes das Olimpíadas.

Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou da solenidade de apresentação dos municípios contemplados, em Brasília