Poços de Caldas perde ícone da cultura popular

Poços de Caldas perdeu, na noite do último domingo, 15, um grande ícone da cultura popular do município. Sr Pedro Antonio Ramos, mais conhecido como Pedro “Caiapó”, o grande cacique do Grupo de Caiapós São José, faleceu no Hospital Santa Casa de Misericórdia, aos 81 anos, diagnosticado com o quadro de pneumonia.
Sr. Pedro Caiapó começou a dançar com o grupo aos sete anos de idade. Tomando a liderança do grupo, ele mesmo confeccionava as fantasias para se apresentarem na Festa de São Benedito, realizada no mês de maio em Poços de Caldas, quando e mobilizava grande parte da comunidade do bairro.
Foi um dos fundadores da Associação dos Congos e Caiapós de Poços de Caldas, em  2001 e deveria ser o representante do município no Prêmio  Culturas Populares, do Ministério da Cultura em 2014.  Os destaques deste ano foram Dona Orlanda e Sr Amadeu,  premiados pelo governo federal através de projetos enviados pela Divisão de Cultura do município. De acordo com o diretor de  Cultura, João Alexandre Moura, ainda existe a possibilidade de inscrição, por meio da categoria “Mestres em Memória”, o que deve ser feito pela Prefeitura.
Sr Pedro Caiapó deixa seis filhos, 26 netos e cinco bisnetos.