Poços de Caldas sedia III Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento Básico

foto Assemae

Poços de Caldas sedia, entre 25 e 27 de setembro, o 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico. O evento, que acontece no Palace Hotel e é uma realização da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), tem como tema central a sustentabilidade econômica dessas atividades e pretende fornecer aos gestores públicos municipais subsídios para que possam implementar uma política de saneamento própria, como manda a Lei.

“O Congresso tem a intenção de discutir a construção de políticas públicas, trocar experiências, formar novas opiniões e estabelecer grupos de trabalho para fortalecer a questão da universalização do saneamento municipal”, ressalta a presidente da Regional Minas da Assemae, Tânia Duarte. Ela destaca que o evento deve reunir profissionais qualificados, como engenheiros, acadêmicos e advogados, que poderão direcionar melhor as ações que ainda serão planejadas para a prestação de serviço com sustentabilidade e eficiência.

A programação do 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico terá como eixo principal a realização de cinco painéis, cujos temas estão alinhados com as demandas locais. Os congressistas vão discutir e analisar os procedimentos necessários para o município retomar os serviços de água e esgoto e a questão do desafio do plano municipal de saneamento, além de conhecer as experiências exitosas dos planos municipais.

Além disso, haverá um debate sobre a política de saneamento e como o poder público e a sociedade civil organizada estão inseridos nesse contexto, e uma palestra sobre os desafios da regulação dos serviços de saneamento. “A realização deste evento é de grande importância para o município, que se prepara para realizar a edição nacional em 2015. Debater a questão do saneamento é de relevância fundamental para todos os gestores públicos e poder ter acesso a uma programação de alto nível aqui no nosso município certamente fornecerá subsídios para os profissionais da área não só de Poços, como de toda a região e também de outros locais do Estado”, avalia o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.

No último dia do 3º Congresso Mineiro dos Serviços Públicos de Saneamento Básico (27/8), acontecerá uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água São Benedito (ETA I), quando os congressistas poderão conhecer o novo sistema de tratamento de água totalmente automático com software desenvolvido para esta finalidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.assemae.org.br. Para associados da Assemae, a taxa de inscrição é de R$ 100 e para não associados de R$ 150. Já estudantes pagam apenas R$ 25 mais um quilo de alimento não perecível.