Poços é a cidade do interior de Minas que mais lê

Biblioteca Móvel: Biblioteca Móvel percorre a cidade com livros e brincadeiras culturais

Uma pesquisa encomendada pela Câmara Mineira Livro sobre os índices de leitura no interior de Minas Gerais, divulgada na última terça-feira (13) no 2° Salão do Livro Infantil e Juvenil, revelou que Poços de Caldas está em primeiro lugar. A pesquisa aponta também que Minas Gerais está acima da média nacional.
As cidades que apresentam os melhores índices de leitura são Poços de Caldas, com 9,78 livros ao ano, e Juiz de Fora, com 8,14. Poços possui 94 escolas públicas e particulares, das quais 52 possuem bibliotecas.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado, o alto índice de leitura é fruto do incentivo nas escolas. “É o resultado de um trabalho em conjunto, entre Secretaria de Educação e Departamento de Cultura no município, que realiza ações de incentivo à cultura não só nas bibliotecas municipais mas também nas escolas. Acredito que faz muita diferença a prática da leitura, se o índice de leitura é maior, isso vai refletir no aprendizado. A leitura forma vocabulário e estimula o aprendizado. É uma satisfação o resultado da pesquisa para o município, que conta ainda com a realização da Feira Nacional do Livro, em parceria com a iniciativa privada, que traz para o município grandes nomes da literatura nacional e é uma forma de incentivo à leitura também, na cidade.”
No estudo, foram entrevistadas 1.100 pessoas, no período de 10 de março a 20 de junho de 2013, em oito cidades polo do interior do estado (Teófilo Otoni, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Uberlândia, Divinópolis, Governador Valadares, Patos de Minas e Montes Claros), sobre hábitos de leitura, materiais e equipamentos culturais utilizados e frequência de leitura.
Minas Gerais
Os índices da pesquisa revelam que a média de livros – ou partes de livros – lidos, nos últimos doze meses, nas referidas cidades mineiras, são praticamente o dobro dos índices de leitura do Brasil e do restante do estado de Minas, no mesmo período: nos municípios pesquisados, a média é de 6,55 livros lidos nos últimos 12 meses, contra 3,6 no país. Nos últimos três meses, o número foi de 2,38, contra 2,67, e, no último mês, de 1,12 – contra 0,9.
A pesquisa foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Cultura e Câmara Mineira do Livro.