Poços participa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural 2013

Jornada pretende resgatar a importância dos grandes mestres da cultura popular das comunidades

Poços participa, pela terceira vez, da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, que são ações  simultâneas, promovidas em todo o estado com o objetivo de promover o patrimônio cultural de Minas Gerais. A coordenação é do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e, em nível local,  pelo Departamento de Cultura da Prefeitura.
A abertura oficial  acontece nesta sexta , às 20h, no Espaço Cultural da Urca,  com a  presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. Em  seguida, acontece o show ‘Cânticos Negros’, da cantora Jesuane Salvador. No repertório,  cantos sagrados dos orixás, dos congados de Minas Gerais, da santeria cubana e de compositores como Milton Nascimento e Sérgio Santos. O show de abertura segue orientação do Iepha, que estabeleceu para esta jornada o tema “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura”. Os griôs  são originários da África e são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. A ideia é resgatar estas pessoas dentro de cada comunidade, valorizando a presença dos grandes mestres de nossa cultura.
O objetivo é que as atividades mobilizem todos os cidadãos para compreender o importante papel que esses agentes culturais desempenham na construção da história social e da nossa memória. Entre as atividades da Jornada do Patrimônio Histórico em Poços de Caldas, a comemoração  dos 50 anos do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, no dia  26, resgata a importância histórica do centro . Uma roda de conversa marca o cinqüentenário, refletindo sobre a contribuição cultural  da instituição.  A roda de conversa acontece na Biblioteca Centenário, localizada na Urca, a partir das 19h.
A Jornada  Mineira do Patrimônio Cultural recebeu, em 2010, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como a melhor iniciativa de divulgação do patrimônio cultural brasileiro.
Confira a programação local:
06 de SETEMBRO (Sexta-Feira)
20h00 – Solenidade de Abertura – Cânticos Negros
Um mergulho em nossa herança afro-brasileira e elementos do folclore mineiro na interpretação da cantora Jesuane Salvador. No repertório cantos sagrados dos orixás, dos congados de Minas Gerais, da santeria cubana e de compositores como Milton Nascimento e Sérgio Santos.

De 6 a 29 de Setembro – Exposição Fotográfica – Valei-me São Benedito
Local:   Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

DIA 24 de SETEMBRO (Terça-Feira)
14h00 – Além da Lenda – Dell’Arte Companhia Teatral
Espetáculo teatral através de contação de histórias resgatando as lendas de Poços de Caldas, citadas no livro Memórias Históricas de Poços de Caldas. Um tributo cultural a saudosa Nilza Botelho Megale. Uma viagem ao patrimônio de Poços e ao folclore sulfuroso.

DIA 26 de SETEMBRO (Quinta-Feira)
LOCAL: URCA/BIBLIOTECA CENTENÁRIO
19h00 – 50 ANOS do Centro Cultural Afro-Brasileiro CHICO REI
Roda de conversa sobre a contribuição cultural, patrimonial e histórica da instituição.

DIA 27 de SETEMBRO (Sexta-Feira)
LOCAL: MUSEU HISTÓRICO E GEOGRAFICO – 7ª Primavera dos Museus
19h00 – Palestra – O sabor africano – Profª Maria José de Souza (Tita)
Palestra com degustação de comida típica africana.
20h30 – O Maracatu do Grupo Congo de Ouro
O Maracatu, conhecido como “baque virado” teve origem nas congadas e cerimônias sincretizadas de coroação de reis e rainhas do povo negro. A riqueza e a diversidade da cultura afro-brasileira são apresentadas na Praça do Museu pelo Congo de Ouro.

DIA 28 de SETEMBRO (Sábado)
LOCAL: URCA/TEATRO BENIGNO GAIGA (Classificação Livre/Entrada Franca)
20h00 – Espetáculo “O Malefício da Mariposa” – Ave Lola Espaço de Criação – Curitiba/PR
Programa Palco Giratório/ Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão de Artes Cênicas.

DIA 29 de SETEMBRO (Domingo)
LOCAL: PARQUE JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA
08h30 – Ciclo Sesc – Passeio Ciclístico pelos atrativos patrimoniais de Poços de Caldas.