Poços participa de Conferência Estadual de Cultura

Representantes de Poços discutem os rumos da cultura no estado

Seis representantes de Poços de Caldas participaram da Conferência Estadual de Cultura, que aconteceu de 25 a 27 de setembro, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Em pauta, os desafios do Sistema Nacional de Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura e que já está em processo de implantação em Poços.
É a primeira vez que o município tem um número tão representativo de delegados. São eles: João Alexandre Moura e Gustavo Dutra, representando o Poder Público e Marina Andrade, Diego Ávila, Luis Gustavo Noronha e Renan Gouveia, representando a sociedade civil. Eles defendem as propostas de Poços de Caldas, levantadas durante a Conferência Municipal de Cultura, para que sejam parte integrante do documento final da Conferência Estadual. Concorrem ainda a uma vaga de delegado estadual, que irá representar Minas na Conferência Nacional.
O roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do  governo sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais.
Os objetivos da Conferência Estadual de cultura são estimular a adesão ao Sistema Nacional de Cultura; diagnosticar a situação do Sistema Estadual de Cultura; estimular a implantação/consolidação do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no estado; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; eleger delegados para Conferência Nacional de Cultura.