Poços participa de seminário sobre enfrentamento do Aedes aegypti

capacitacao dengue ribeirao

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas participou, de 12 a 14 de abril, do Seminário e Mostra Tecnológica – Enfrentamento do Aedes aegypti e da epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya: Ciência, Tecnologia, Inovação e Políticas Públicas, promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Ribeirão Preto/SP.

O objetivo do evento foi promover a articulação e a troca de conhecimentos técnicos e de gestão que contribuam na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. Participaram do encontro, o secretário adjunto de Saúde, Ântonio Ângelo Rocha, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Loro, o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, e a enfermeira da Atenção Básica, Camila Bacelar.

Foram abordados temas como histórico das doenças, epidemiologia e modelo atual de prevenção, além da integração entre saúde pública, privada e suplementar no enfrentamento do mosquito e das doenças.

Na oportunidade, foi lançado o catálogo Tecnologias e Competências contra Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. O material, desenvolvido em parceria entre a UNESP, a Fundunesp e o Núcleo de Educação à Distância (Nead), reúne mais de 50 tecnologias brasileiras existentes para combate ao vetor e à tríplice epidemia, e compreende ferramentas que vão desde armadilhas para os mosquitos e soluções larvicidas até kits de diagnóstico das doenças e softwares de gestão de informação. O catálogo compila informações sobre a aplicação, o estágio de desenvolvimento e a disponibilidade no mercado brasileiro.