Poços participa do Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência

Reunião preparatória do evento aconteceu na última sexta, na sede da Sedese local

Poços de Caldas será um dos municípios que irá desenvolver evento alusivo ao Dia Nacional da Contratação da Pessoa com Deficiência-Dia D. A ação, organizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, acontece simultaneamente em todo o país e tem por objetivo promover a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho em um dia de atendimento exclusivo para esse público.
As decisões sobre o dia D em Poços foram tomadas na última sexta, durante reunião preparatória do evento, que aconteceu na Sedese local, à rua Rio de Janeiro, 100, e contou com a participação da secretária regional da Sedese Poços, Ana Luiza de Souza, da representante da Sedese-BH, Rosana Bastos, articuladora do evento em nível estadual, da secretária municipal de Promoção Social, Lucia Elena Santos Rodrigues e representantes de entidades parceiras do evento, como Apae, Adefip, escola Tarso de Coimbra e Sine.
Em Poços, o evento acontece no dia 25, no Espaço Cultural da Urca, de 8h às 12h. Haverá dois tipos de atendimento. O primeiro, dirigido aos empresários cujas empresas podem empregar pessoas com deficiência, conforme levantamento prévio realizado pelo Ministério do Trabalho local. De outro lado, haverá atendimento das pessoas portadoras de deficiência, que irão apresentar curriculum e potencialidades. Durante o evento, haverá um cruzamento destas informações, com o objetivo de gerar postos de trabalho para as pessoas com deficiência.
Desta forma, se pretende atingir um dos objetivos do evento, que é ampliar o número de trabalhadores com deficiência, inseridos no mercado formal de trabalho. A ação pretende ainda fortalecer as políticas de empregabilidade para as Pessoas com Deficiência e possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas;
A ação é promovida pelo Ministério do Trabalho em parceria com as Secretarias de Trabalho e Emprego dos Estados e Municípios, realizada de forma exclusiva para o Público com Deficiência, abrangendo inclusive os trabalhadores que se encontram na condição de reabilitados.
O Dia D foi realizado pela primeira vez no ano passado, em todo o país. Em 2014, 1.052 trabalhadores conseguiram se recolocar no mercado por causa da ação, que ocorreu em 30 de maio daquele ano. Os estados que abriram mais oportunidades foram Mato Grosso do Sul, com 321 postos ocupados, e Paraná, com 296 novos empregados. Participaram 790 empresas.