Poços poderá ter sistema de gestão de produção artesanal

Prefeito também conheceu o projeto de gestão

Na última terça-feira (12), artesãos de Poços conheceram um projeto de gestão e certificação do artesanato do Instituto de Qualidade Sustentável (IQS), órgão ligado ao Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Cape).
O Projeto de Fortalecimento da Indústria Artesanal, como é chamado, tem apoio do Sesi e da Prefeitura e foi apresentando pela coordenadora Ritha de Cassia Jácome Buczynski, do IQS, na Urca. “A consultoria não é para dizer exatamente o que o artesão deve fazer e sim para norteá-lo em sua evolução, como por exemplo, encontrar o seu mercado, o seu público e aumentar os lucros”, ressaltou.
Na palestra, ela falou sobre as etapas do projeto e como elas funcionam. “Na primeira fase, o artesão recebe uma consultoria individualizada para ajudá-los a escrever a cadeia produtiva, identificar os custos fixos e variáveis, calcular o preço da venda, implementar a organização do espaço de produção e escrever sua política de qualidade. Atendendo a esses requisitos, o artesão consegue a primeira estrela para o processo de certificação. Na segunda fase os artesãos comprovam a implementação de controle de vendas, estoque, produção e financeiro, assim conseguem a segunda estrela para a certificação. Para a terceira estrela e fechamento do processo, são definidos as metas de indicadores”, disse.
Além das consultorias individuais, haverá também um planejamento estratégico coletivo. O projeto já acontece em outras noventa e sete cidades, porém, a etapa coletiva ocorrerá pela primeira vez em Poços de Caldas, caso seja aprovado.
No mesmo dia, o projeto de gestão foi apresentado ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, em seu gabinete, com a presença de representantes do Departamento de Cultura da Prefeitura.