Poços recebe equipe do 'Mais Médicos' para implantação de curso de medicina

Encontro aconteceu no Gabinete da Prefeitura

Uma equipe do Governo Federal responsável pelo programa “Mais Médicos”, composta por representantes dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), elogiou a estrutura de saúde existente em Poços de Caldas para implantação do curso de medicina em uma das instituições privadas de ensino superior do município. Em visita de avaliação, os servidores do órgão federal – que se reuniram, no gabinete da prefeitura, com o chefe do Executivo, Eloísio do Carmo Lourenço, e o vice, Nizar El Kahtib – destacaram o sistema e as instalações oferecidas à população.
Em dezembro do ano passado, o MEC confirmou a aprovação definitiva de Poços para abrigar o curso de medicina. O município foi escolhido em um grupo de 43 cidades de todo o país. Agora, as primeiras análises já estão sendo realizadas. “Estamos avaliando e gostamos muito do que vimos aqui. Poços de Caldas é uma exceção, pois aqui existem muitas pessoas capacitadas. Além disso, os locais primam pela limpeza e as instalações são de excelente qualidade”, disse Jairo Luciano Cabral, da Secretaria Atenção à Saúde, do MS, que visitou algumas Unidades Básicas de Saúde.
A representante do MEC, Evelin Muraguchi, fez questão de ressaltar o empenho do município para pleitear o curso de medicina. “A organização da documentação enviada estava muito boa e ajudou bastante”, disse ela, que é professora e coordenadora do Pró-Saúde.
Além disso, “cumprimento a administração municipal pela lista de medicamentos do Sistema Único de Saúde para distribuição à população, que inclui, até mesmo, o remédio Azitromicina”, lembra Sigisfredo Breneli, do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do MS.
Para o prefeito de Poços, a vinda do curso de medicina para Poços vai dar continuidade ao processo de melhoria da Saúde. “Além de possibilitar a formação de profissionais e servir de estímulo aos estudantes, a instalação do curso de medicina visa à melhoria no atendimento da saúde, com mais médicos à disposição da população”, destacou o prefeito.
O “Mais Médicos” é um programa do Governo Federal que visa suprir necessidades de atendimento médico nas diversas regiões do país.