Representantes de 54 municípios debatem aprimoramento do Suas em Poços

a Conferência Regional de Assistência Social de Poços de Caldas será na Urca

Conferência acontece no Espaço Cultural da Urca

A Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) realizam, nesta terça ,22, a Conferência Regional de Assistência Social de Poços de Caldas, com a participação de representantes de 54 municípios das regiões sul e sudoeste do estado (veja a lista abaixo). Usuários, trabalhadores, representantes de entidades e gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) debaterão o tema “O desafio da regionalização na consolidação do Suas em Minas Gerais”. A conferência acontece no Espaço Cultural da Urca. O secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, fará a abertura da Conferência de Poços de Caldas, a partir das 8:30h. Também estará presente a subsecretária de Assistência Social, Simone Albuquerque. Pelo município, participam o prefeito Eloisio do Carmo Lourenço e a secretária municipal de Promoção Social, Lucia Elena Rodrigues.

A conferência tem caráter deliberativo, o que significa que 12 propostas aprovadas nesta conferência regional integrarão o Plano Decenal de Assistência Social do Estado. Além disso, nesta etapa, serão eleitos 72 delegados que representarão as regiões na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, agendada para o período de 26 a 29 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte.

Tanto essa designação democrática dos delegados quanto o tema das conferências, que sugere a consolidação do Suas a partir da participação regionalizada, vão ao encontro das determinações do Governo de Minas de que a atual administração seja a mais próxima possível dos cidadãos, dos municípios, dos 17 territórios e de suas realidades específicas.

Municípios participantes: Albertina, Alpinópolis, Andradas, Arceburgo, Bandeira do Sul, Bom Jesus da Penha, Bom Repouso, Borda da Mata, Botelhos, Bueno Brandão, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Capetinga, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Congonhal, Delfinópolis, Divisa Nova, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Ibitiúra de Minas, Inconfidentes, Ipuiuna, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Jacutinga, Juruaia, Monte Belo, Monte de Santo em Minas, Monte Sião, Munhoz, Muzambinho, Nova Resende, Ouro Fino, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Senador Amaral, Senador José Bento, Serrania, Tocos do Moji, Toledo.