Portadores de Necessidades Especiais têm acesso a atendimento odontológico hospitalar pelo SUS

Atendimento odontológico a paciente com necessidades especiais é realizado na Santa Casa

Portadores de Necessidades Especiais de Poços e região  estão recebendo atendimento odontológico hospitalar pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  O objetivo é viabilizar o acesso das pessoas com necessidades especiais às ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.
O atendimento foi possível graças à parceria entre os gestores do SUS: Secretaria Municipal de Saúde de Poços e dos municípios da região, Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais e Ministério da Saúde.
O atendimento está sendo realizado no Hospital Santa Casa de Misericórdia e atende, além da população local, pessoas de outros municípios da região. O hospital já conta com  equipe profissional responsável pelo atendimento. Além disso, houve reestruturação e compra de novos equipamentos odontológicos para a prestação de serviço de alta qualidade.
“Alguns usuários com necessidades especiais não conseguem colaborar com o tratamento odontológico no consultório e necessitam de anestesia geral para que este seja realizado”, explica a coordenadora do programa municipal de  Saúde Bucal, Cristiane Maria da Costa Silva.
Para ingressar no programa de atendimento a portadores de necessidades especais é necessário o encaminhamento de um dentista da rede  básica de saúde do SUS municipal. Caso seja indicado, haverá o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas -CEO e, em casos mais complexos, o atendimento odontológico será realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. “Assim, contempla-se a pessoa com necessidades especiais com a assistência odontológica integral no município de Poços de Caldas”, informa a secretária municipal de Saúde, dra. Aparecida Linhares Pimenta.
O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação de Saúde Bucal. Já foram realizadas reuniões com vários municípios da macrorregional para definição dos fluxos e protocolos de atendimento. No dia 18 de julho, ocorreu uma capacitação dos profissionais da região, envolvidos na rede de atendimento a pacientes especiais.
“Este serviço é de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas com necessidades especiais que sofrem de problemas bucais e que não tinham, até o momento, acesso ao tratamento odontológico hospitalar pelo SUS”, conclui a coordenadora.