Prédio do Banco de Alimentos fica pronto em 2015

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço esteve no canteiro de obras, na Ceasa

O prédio do Banco de Alimentos de Poços de Caldas entrará em funcionamento no início do próximo ano. A edificação de 250 m2 está em construção há 15 dias, numa área dentro da Ceasa do município, na zona leste da cidade. Serão investidos R$ 560 mil no projeto total, com contrapartida de R$ 110 mil do município. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço esteve no canteiro de obras na manhã desta quinta-feira (31), junto com o secretário de Obras, Aldo Hansen.
O Banco de Alimentos já funciona, porém, sem um espaço único para suas atividades. Em 2013, foram distribuídas cerca de 130 toneladas de alimentos, doados por produtores do Ceasa, a 19 entidades cadastradas pelo município. Segundo a secretária de Promoção Social,  Lúcia Elena Junqueira, com a criação do prédio do Banco de Alimentos, será possível atender mais instituições e distribuir maior quantidade e diversidade de produtos.
Lúcia disse que, além das doações, as instituições serão integradas ao Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal e receberão porções alimentares adquiridas diretamente dos 65 produtores de agricultura familiar da região, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS). De acordo com ela, cada produtor receberá R$ 5.500 por ano, num total de R$ 360 mil no período, recursos que poderão ser sacados diretamente através de cartão bancário.
O prefeito afirmou que o Banco de Alimentos integra uma cadeia maior de iniciativas, onde Poços de Caldas tem em funcionamento apenas o Restaurante Popular. O prefeito disse, ainda, que o Programa de Segurança Alimentar do governo federal busca o combate ao desperdício de alimentos, através da arrecadação de gêneros alimentícios, normalmente perdidos ao longo da cadeia produtiva, garantindo também preço de comercialização à agricultura familiar. Os programas integrados são: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O coordenador do Restaurante Popular, Carlos Eduardo Almeida, informou que o Banco de Alimentos irá arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios, por meio de doações ou adquiridos junto à agricultura familiar. Segundo ele, estão sendo realizados encontros com as entidades assistenciais da cidade para avaliar a composição da cesta de produtos e identificar a demanda alimentar de cada numa delas.