Prédio da Prefeitura recebe pintura com cores originais

Pintura já foi iniciada

O prédio central da Prefeitura de Poços de Caldas passa por um processo de pintura, com a retomada da cor original. O trabalho de estudo e prospecção da cor foi realizado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico (CONDEPHACT) e pela equipe da Secretaria de Planejamento.
A fachada do Paço Municipal, projetado em 1911 por Otto Piffer e construído na administração do prefeito Francisco Escobar, vai receber a cor original amarelo-ocre. De acordo com o presidente do conselho, o arquiteto restaurador Antonio Carlos Rodrigues Lorette, o trabalho foi desenvolvido em três etapas, que resultaram na restauração da tonalidade.
Inicialmente, foi feita uma vasta pesquisa iconográfica do prédio, com a consulta a fotos antigas e cartões-postais. “Encontramos um cartão-postal do início dos anos 20, colorizado e impresso a nanquim e vimos que a cor original não era bege”, explica Lorette. A partir deste ponto de partida, foi realizado o processo de prospecção da cor original e chegou-se à tonalidade amarelo-ocre. O arquiteto explica que, na época, a tinta era feita a base de pigmentos misturados à cal. A cor original é mais intensa que a atual e foi impregnada pelas pinturas posteriores. A cor creme foi adotada na década de 30, seguindo a moda da época, com as cores passando de intensas a tons pastéis.
A terceira etapa do processo de estudo consistiu na discussão e definição dos critérios para escolha da cor. O estudo da equipe técnica foi apresentado ao prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que aprovou a definição e acionou a Secretaria de Projetos e Obras Públicas para a execução da pintura. As obras já tiveram início e devem ser concluídas em 30 dias.
“O prédio está desaparecendo na paisagem urbana de Poços de Caldas. Este prédio sempre dominou o espaço e, agora, com a restauração da cor original, voltará a ter a importância que sempre teve para o centro da cidade”, avaliou o presidente do CONDEPHACT. Com a nova pintura, os elementos decorativos em relevo também voltarão a ser pintados em branco, como no original. Segundo o arquiteto, a questão da iluminação também será favorecida. Além disso, serão revitalizados os brasões de Minas Gerais e da República. A novidade será a implantação de uma placa metálica com o brasão do município, no espaço criado já para esta destinação, acima do terraço.
O prédio do Paço Municipal foi erguido em local estratégico, compondo o conjunto arquitetônico que compreendia os prédios do Cine-Theatro Polytheama e Grande Hotel. A edificação passou por algumas intervenções no seu interior, sendo a mais significativa a construção do anexo, em 1972, onde hoje é o Gabinete do Prefeito. O imóvel é tombado pela Lei Municipal nº. 8351/2007, proteção conferida aos bens de valor excepcional que devem ser preservados por suas características originais.