Prefeito anuncia correção da tabela salarial do servidor

Mudanças foram divulgadas durante coletiva de imprensa

Em coletiva na tarde desta sexta-feira (28), o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço divulgou a proposta de alteração da tabela salarial dos servidores que possuem salário-base menor que mínimo nacional e que recebem complementação.
A proposta representa uma alteração das leis complementares que regem alguns quadros de pessoal, proporcionando reestruturação salarial para determinadas faixas de emprego a fim de desmembrar as tabelas, o que permitirá que as mesmas não guardem grande disparidade entre os empregos que compõem o quadro.
“Como o município não acompanhou os reajustes nacionais do salário mínimo, ele foi alcançando a nossa tabela salarial. Quando assumimos a Prefeitura, já com este problema instalado, fizemos, como tentativa de parar esse problema, uma recomposição salarial de 6,2 %, o índice da inflação. Este ano, fizemos uma recomposição de 7%”, recordou o prefeito.
Com a revisão, o menor salário será de R$ 730, 1% acima do mínimo. Ele abrange cargos como auxiliar de cozinha, jardineiro e funileiro, entre outros. “Não teremos mais nenhum servidor ganhando abaixo do mínimo e haverá ganhos reais pois a revisão segue os níveis, os padrões, das tabelas do município”, destacou Eloísio.
O reajuste deverá representar cerca de R$ 3 milhões a mais no orçamento anual da Prefeitura. “Acima de tudo, isso representa uma atenção aos trabalhadores que a gente tanto preza. Os servidores fazem um grande trabalho e devem ser reconhecidos sempre”, disse o chefe do Executivo.
A proposta precisa passar por aprovação da Câmara Municipal e será lida pelos vereadores na segunda-feira (31). Alguns deles estiveram presentes à coletiva, que teve participação também do vice-prefeito Nizar El-Khatib e de secretários municipais.
Em julho de 2013, o prefeito assinou um acordo coletivo onde foram aprovadas 56 cláusulas de um total de 68 negociadas. Entre os itens que foram aprovados estava o aumento do valor do vale-alimentação, de R$ 250 para R$ 315. A licença-maternidade também foi ampliada em 15 dias, passando para quatro meses e meio. O acordo coletivo não era assinado desde 2008. Em dezembro, a Prefeitura entregou um estudo de ajuste de tabela salarial ao Sindicato dos Servidores, conforme acordo.