Prefeito assina convênio para recuperação da estrada Poços/Palmeiral

Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, durante encontro em Belo Horizonte

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço anunciou, nesta quinta-feira (6), a assinatura de convênio para a recuperação da estrada Poços/Palmeiral, entre os municípios de Poços de Caldas e Botelhos e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais, com a interveniência da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas.
O trecho foi delegado ao DER para a execução de obras de conservação e manutenção, dentro do “Programa de Recuperação e Manutenção Rodoviária de Minas Gerais” da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop). A notícia já havia sido antecipada ao prefeito, em reunião com o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, em Belo Horizonte, confirmando a solicitação anterior feita por Eloísio Lourenço. Segundo o chefe do Executivo, devem ser investidos aproximadamente R$ 12 milhões na obra.
“Em breve será feito o processo licitatório para dar início às obras da estrada que liga Poços ao distrito de Palmeiral, uma das vias mais importantes da zona rural e que está em péssimas condições. Outro ponto positivo é que não será apenas uma obra paliativa e sim uma pavimentação de alta qualidade, para durar muitos anos. Desde que assumi o governo, tenho buscado uma solução para esse problema que se arrasta há anos e, agora, felizmente, terá uma solução definitiva”, avaliou o prefeito.
A estrada é uma das mais importantes vias de escoamento da produção agrícola do município, principalmente de café. De acordo com o coordenador de Fomento Agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Ulisses Ferreira de Oliveira, as más condições do trecho encarecem o preço do frete, além de aumentarem a demanda de manutenção dos veículos dos próprios produtores e prejudicarem o desenvolvimento do roteiro de turismo rural.
Somente no município de Poços de Caldas, são aproximadamente 1.500 moradores nas imediações, que utilizam o trecho constantemente. A situação da estrada prejudica também o transporte escolar. “Melhorar as condições da estrada é proporcionar condições dignas de trabalho aos produtores rurais e segurança a todos que trafegam diariamente por este trecho, incluindo os nossos alunos. Além disso, é trabalhar para a geração de emprego e renda”, enfatizou o prefeito Eloísio Lourenço.

Trecho receberá investimentos da ordem de R$ 12 milhões