Prefeito assina ordem de serviço para obras de drenagem do Dom Bosco

obras dom bosco 003

Prefeito assinou ordem de serviço para início das obras

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço assinou, na manhã desta quarta-feira (9), ordem de serviço para o início das obras de canalização em aduelas de concreto na rua Dom Bosco, no bairro Dom Bosco, zona leste da cidade. A obra, executada por meio de convênio com o Governo do Estado, vai contar com investimentos de R$ 914.014,86.
A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário de Projetos e Obras Públicas, Aldo Foltz Hanser, e do representante da empresa contratada para a execução da obra, a Construtora Etapa. A atual tubulação metálica será substituída por galerias de concreto armado. Será feita a recomposição de aproximadamente 100 metros de tubulação.
O prazo de execução é de 90 dias. Os recursos foram conseguidos pelo prefeito Eloísio do Carmo Lourenço junto à Secretaria de Estado de Governo. O convênio foi assinado em Belo Horizonte, no dia 20 de agosto, pelo prefeito e pelo secretário de Governo, Odair Cunha.
Em fevereiro deste ano, um buraco de grandes proporções foi aberto pelas chuvas nas proximidades da Praça Ayrton Senna, quando parte do muro e uma quadra cederam. Desde então, a Prefeitura busca resolver o problema. “Com esta obra, vamos resolver, de forma definitiva, o problema da tubulação neste local, que é muita antiga. É uma obra de infraestrutura fundamental para os moradores daquela região e prioritária para o município. Por isso, buscamos recursos para a execução, em caráter de urgência”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
De acordo com o secretário de Obras, Aldo Hanser, a nova tubulação de concreto armado que será construída é compatível com a vazão de escoamento. Será feita também a recomposição do aterro até o nível da via pública.
Histórico
Há mais de 40 anos, um córrego foi canalizado na rua Dom Bosco. Na época, a solução indicada era a execução de drenagem pluvial com tubo Armco. Este tipo de canalização, quando utilizado em perímetro urbano, está sujeito à ação de águas agressivas, com presença de esgoto doméstico, reduzindo bruscamente sua vida útil, causando oxidação, o que contribui para o colapso da estrutura, que perdeu a resistência e se rompeu, ocasionando a erosão. Foi necessária, inclusive, a interdição de áreas próximas pela Defesa Civil.