Prefeito confere melhorias no Centro de Controle de Zoonoses

O prefeito e o vice percorreram as instalações do CCZ e conversaram com os servidores lotados no local; melhorias foram feitas no local

Após um ano do início do projeto de reformulação, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Poços de Caldas continua realizando um trabalho intenso de monitoramento dos animais soltos nas ruas, com forma de prevenir risco à saúde pública. Na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, e o vice, Nizar El-Khatib, estiveram na sede da CCZ, na região do bairro Maria Imaculada, onde são cuidados, enquanto aguardam adoção, mais de 80 animais.
Eloísio percorreu as instalações do Centro de Controle de Zoonoses, acompanhado da secretária Municipal de Administração, Maria Luiza Untura, e conheceu o canil onde estão onze baias com dezenas de animais. O prefeito conversou com os servidores públicos e elogiou o tratamento dispensado aos animais.
A veterinária Sheila Patresi dos Santos, coordenadora da Divisão de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde e responsável técnica pelo CCZ, disse que a reformulação foi em março de 2013, quando se começou o procedimento de recolher, tratar, vacinar e castrar os animais encontrados nas ruas. Segundo ela, também são resgatados e encaminhados ao centro animais feridos em atropelamentos e aqueles encontrados mortos nas vias públicas.
Patresi comentou ainda que as mudanças ocorreram também nas instalações e na rotina diária do CCZ, que mantém como procedimento o controle da alimentação à base de ração, a lavagem três vezes, no mínimo, das baias, também a dedetização do Centro e vacinação contra a raiva de todos os animais. Segundo ela, no entanto, é preciso conscientizar a população e estimular a posse responsável, como forma de evitar animais abandonados nas ruas.
Para Patresi, as entidades protetoras dos animais da cidade são parceiras do Centro de Zoonoses e desempenham papel importante, porém, a demanda de animais abandonados é muito maior do que as solicitações de adoção. A veterinária afirmou que os animais que estão no CCZ recebem todos os cuidados e são saudáveis, por isso, podem ser adotados sem preocupação pela população.