Prefeito participa de formatura do Pronatec

Formandos receberam diploma de conclusão de curso

O Prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou, na última quinta-feira (30), na Praça Paul Harris (Fepasa), da formatura dos alunos do segundo semestre de 2014 do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito, Nizar El-Khatib, a secretária de Promoção Social, Lúcia Helena Rodrigues, e o diretor do Centro de Formação Profissional do Senai Poços de Caldas, Eustáquio Marques de Ramos.
Receberam o diploma de conclusão 60 alunos dos cursos de Pedreiro/Alvenaria; Torneiro Mecânico; Operador de Fresadora; e Desenho Projetista/ Construção Civil. Todos estavam agradecidos pela oportunidade. “Achei que não teria mais esta chance, mas, graças a todos aqui, descobri que nunca é tarde para aprender novas coisas e descobrir novos caminhos. Sabia bastante coisa na prática, mas foi muito importante saber a teoria, que o cálculo para minha profissão é essencial, para economizar material e oferecer um serviço de melhor qualidade”, disse o pedreiro Célio Aparecido Cândido, de 45 anos.
Segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, a adesão do município ao PRONATEC mostra o quanto é importante oferecer condições para quem busca o desenvolvimento pessoal e profissional. “Fico muito feliz e valorizo bastante eventos como este. Estou muito contente de que todos tenham conseguido chegar ao final do curso e que tenham aproveitado, pois, a partir do momento que estudamos, novos horizontes se abrem e novas oportunidades aparecem. É gratificante vermos que o trabalho desenvolvido, pelo Governo Federal, pela Prefeitura e pelos parceiros, está surtindo efeito e proporcionando crescimento para a vida das pessoas”, destaca o Chefe do Executivo Municipal.

Pronatec
PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica às famílias assistidas pelo Serviço de Assistência Social, principalmente aquelas que recebem transferência de renda direta do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada. A intenção é oportunizar e garantir o acesso ao mundo do trabalho e estabilidade financeira, garantindo direitos e prevenção de riscos sociais.
Os cursos acontecem nas instituições de ensino parceiras da Prefeitura de Poços de Caldas: Instituto Federal do Sul de Minas (IF Sul de Minas), Sest-Senat, Senai-Dom Bosco, Senai Alimentos e Senac.