Prefeito encaminha Plano Municipal de Cultura ao Legislativo

folia de reis  plano

Plano prevê politicas para desenvolvimento da cultura no municipio

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço encaminhou nesta terça (7), à Câmara Municipal, a mensagem 025/2016 que institui o Plano Municipal de Cultura de Poços de Caldas. O plano é fruto de uma ampla construção coletiva com todos os segmentos artísticos e culturais; de debates dentro do Conselho Municipal de Política Cultural ; de consulta pública; de efetiva participação das Câmaras Setoriais e realização da Conferência Especial de Cultura, com observadores da Secretaria Estadual de Cultura e do Ministério da Cultura.
O documento prevê 80 metas de gestão, capacitação, fomento, difusão e valorização para os próximos dez anos. Na reunião ordinária do último dia 7, seguiu para apreciação do Legislativo municipal. “ A Câmara Municipal nesta gestão foi grande parceira da cultura de Poços, a implementação do Sistema Municipal de Cultura e a criação da Secretaria de Cultura foram aprovados por unanimidade pelos vereadores, nossa expectativa é muito positiva em relação ao Plano Municipal de Cultura que é o último componente desta política de Estado e está vinculado ao Sistema Nacional de Cultura”, informa o secretário da pasta, João Alexandre Moura.
Para o prefeito Eloísio Lourenço, é uma grande satisfação observar os avanços no setor cultural em nosso município. “Demandas históricas foram atendidas como a Secretaria de Cultura e a valorização dos artistas e produtores locais, e o mais importante é que construímos todas estas políticas culturais com ampla participação social através do Conselho de Cultura, artistas, coletivos e movimentos culturais, tenho certeza que agora com o encaminhamento do Plano Municipal de Cultura não será diferente”, finaliza o prefeito.
Após dar entrada no Legislativo, o projeto passará pelas assessorias técnicas, legislativas e jurídicas, depois pelas comissões internas pertinentes e só depois ser votado em plenário.
A integra do projeto de lei do Plano Municipal de Cultura e suas 80 metas decenais podem ser conferidos no site da Prefeitura de Poços, pelo link https://www.pocosdecaldas.mg.gov.br/site/?page_id=21002