Prefeito participa de lançamento de gincana ambiental

gincana reciclagem (5)
O prefeito Eloisio do Carmo Lourenço, acompanhado de seu vice Nizar El-Khatib, participou, na tarde de segunda,2, na Escola Padrão do Parque das Nações, do lançamento da gincana ambiental que irá congregar os alunos de ensino médio daquela instituição.  A gincana é organizada pela escola em parceria com a Danone, as cooperativas de reciclagem do município , o Insea -Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de
Materiais Recicláveis e a Prefeitura, por meio da Fundação Jardim Botânico.
Em seu discurso, o prefeito destacou “o carinho e os investimentos da Danone em Poços de Caldas, uma das grandes geradoras de emprego, sendo boa parte deles para a zona sul”.  Eloísio chamou a atenção dos alunos para ações que promovem o meio ambiente. “Vocês podem colaborar com ações mais simples como jogar lixo no lixo e não nos ribeirões que cortam a região. Se cada um cumprir seu papel , teremos um bairro, uma cidade melhor. Com a gincana, além de retirar materiais que demorariam anos para se decompor, vocês ainda vão ajudar muitas famílias que fazem parte das cooperativas de catadores”.
Na gincana, os alunos da Escola Padrão irão arrecadar materiais recicláveis, visitar as casas da região e participar de dois concursos, um de redação e outro de paródia. Nas visitas à comunidade, cada grupo de alunos ficará responsável por algumas das ruas e, além de entregar um folder explicativo e sensibilizar os moradores sobre a importância da coleta seletiva e da sustentabilidade, coletarão o material reciclável que será utilizado na confecção de um painel a ser fixado na escola. Todas as atividades dos alunos terão cunho pedagógico e somam pontos, que serão computados até novembro, quando se encerra a ação.
O Novo Ciclo é um projeto de sustentabilidade da Danone que realiza o desenvolvimento dos catadores de materiais recicláveis, possibilitando a profissionalização do trabalho das cooperativas de reciclagem para a melhora da coleta seletiva, em Poços de Caldas e mais 22 cidades do Sul do estado de Minas Gerais. Em pouco mais de dois anos, o projeto comemora 80% de aumento na renda média dos catadores