Prefeito prestigia encerramento do Concurso de Qualidade dos Cafés

Eloísio disse que o Concurso de Qualidade de Cafés serve para divulgar também a cidade, além das novas técnicas e tudo que está sendo feito para melhorar o produto.

O encerramento do 6º Concurso de Qualidade dos Cafés, de Poços de Caldas, aconteceu no último sábado (28) na sede da CaféPoços, na avenida João Pinheiro. O evento contou com a participação do prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, e do vice, Nizar El Khatib, e teve durante todo o dia vasta programação, com palestras, degustação de cafés e azeites, promoções do produto, exposição de empresas, prova sensorial, leilão e premiação.
O Concurso de Qualidade dos Cafés foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) em conjunto com a Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Poços de Caldas (CaféPoços), Instituto Federal do Sul de Minas (Campus Machado), Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural-, de Minas Gerais, e Sindicato Rural do município. As atividades do concurso iniciaram em julho deste ano e foram coordenadas pela GSC Eventos.
O homenageado da edição foi o cafeicultor André Sanches, um dos produtores de café mais respeitado na região. Prestigiaram ao evento, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Tadeu, a primeira-dama, Cláudia Lourenço, o presidente CaféPoços, João Sena, o vice, Marcos Sanches, o secretário da Sedet, Rodrigo Reis, o professor do IF Sul de Minas, Leandro Carlos de Paiva, e o técnico da Emater, Péricles Alexandre Marques. Também participaram do evento, agricultores, técnicos, pesquisadores, empresários, vereadores e lideranças de diversos setores da cidade.
Ao todo participaram do concurso 35 produtores de café da cidade. Em razão das condições climáticas atípicas, com excesso de chuvas no período de colheita da safra, a qualidade do café foi um pouco prejudicada, o que impediu a participação de muitos cafeicultores. Na avaliação de técnicos e organizadores do evento, no entanto, ainda assim à região conseguiu produzir bons cafés.
Eloísio lembrou que o cheiro do armazém, onde foi realizado o evento, o remetia ao passado em sua cidade, onde ele conviveu próximo às tarefas próprias da cultura do café. O prefeito ressaltou, ainda, a importância do concurso para estimular o produtor. Para ele, a iniciativa vai mais longe, ainda, porque serve para divulgar também a cidade, além das novas técnicas e tudo que está sendo feito para melhorar o produto.
O Concurso de Qualidade de Cafés contou com apoio das seguintes empresas: Bourbon, Comercial Rio das Antas, Ernesto Barbosa e Filhos, SMC, Ventbras, Yoorin Fertilizantes, Carnomaq, Amore Cafés Orgânicos, Sá Rosa Café e Espaço Spress. Também da Volcano Origin Coffee, Café Point, Safe Trace Café e Banco do Brasil.
Confira o resultado final:
Categoria Café Cereja Descascado
1º Fazenda Sertãozinho – vendido à R$ 1.500,00 para a Bourbon Specialty Coffee.
2º Luiz Paulo Dal’ava – vendido à R$ 775,00 para Sá Rosa Café
3º Francisley Dal’ava – vendido à R$ 540,00 para SMC Café.
Categoria Café Natural
1º Marcelo Moraes – Vendido à R$ 2000,00 para a Bourbon Specialty Coffee.
2º Weber Marcos Dias – vendido à R$ 830,00 para a Volcano Origin Coffees
3º Alexandre Nery – vendido à R$ 570,00 para a Sá Rosa Café