Prefeito renova convênio com empresa responsável pelo ecoponto

Prefeito assina renovação de convênio com a empresa Reciclanip

Na tarde desta segunda-feira,6, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, o vice-prefeito, Nizar El-Khatib; o secretário de Serviços Públicos, José Muniz; o secretário de Planejamento, Rodrigo Reis e o secretário-adjunto de Serviços Públicos, Francisco Ferreira reuniram-se com o representante da empresa Reciclanip, César Saccio, para assinatura de renovação do convênio. O  termo de cooperação técnica foi renovado por mais 60 meses.
A Reciplanip, criada em 2007, é uma iniciativa da indústria brasileira que tem como objetivo a coleta e destinação de pneus no Brasil. Só no estado de Minas Gerais, existem mais de 50 pontos de coletas de pneus, todos em parceria com as Prefeituras de cada município.
Em Poços de Caldas, o ecoponto (depósito de pneus inservíveis) localiza-se no bairro Maria Imaculada e já faz parte do programa da empresa desde o ano passado. Segundo o secretário de Serviços Públicos, José Muniz, a renovação do convênio é muito importante não só na questão ecológica, mas também na saúde pública da cidade. “Com essa parceria, evitamos que este material seja dispensado em lugares indevidos, além de  servir como depósito de água parada, servindo como local de proliferação do mosquito da  dengue”, afirmou.
O ecoponto também é alvo de vistorias periódicas dos agentes de endemias, que verificam a existência de focos do mosquito e agem também preventivamente.
Após a retirada destes pneus inservíveis (sem utilidade), eles serão reutilizados na fabricação de grama sintética, tapetes de automóveis, dutos de água pluvial, solas de calçados, asfalto borracha, entre outros.