Prefeito se reúne com agentes comunitários de saúde

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço participou, na última sexta-feira (23), de uma reunião com os agentes comunitários de saúde, realizada na sede da Cesumar. Também participaram do encontro, o vice-prefeito Nizar El-Khatib, a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, de Administração de Gestão de Pessoas, Maria Luísa Untura Carneiro Santiago, o Procurador Geral do município, Dalmo Roumie da Silveira e a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marieta Carneiro.
De acordo com o prefeito, o objetivo da reunião foi debater as reivindicações feitas recentemente pelos agentes, por melhores condições de trabalho e melhores salários. “Do nosso ponto de vista, foi uma reunião bastante proveitosa, já que pudemos nos colocar à disposição para esclarecer alguns pontos, aos quais somos solidários, inclusive em relação à diferença entre o valor do repasse que é feito pelo Governo Federal e o valor que o agente realmente recebe”, explicou Eloísio.
Hoje, a Prefeitura conta com 155 agentes comunitários de saúde, contratados por meio de processo seletivo, que devem residir no bairro onde irão atuar. O agente comunitário de saúde realiza atividade de prevenção de doenças e promoção da saúde sob supervisão do gestor local do Sistema Único de Saúde, que é a Secretaria Municipal de Saúde.
“É importante dizer que a reivindicação vem de longo tempo”, enfatizou o prefeito. Ele se reuniu com uma comissão organizada pelos próprios agentes e, agora, foi realizada uma nova reunião como resposta às reivindicações. “Marcamos uma segunda reunião na qual levamos a eles o que poderia ser efetivamente feito. A questão das promoções e progressões de carreira já está prevista no Acordo Coletivo com o Sindicato e será revista até o prazo de 31 de dezembro, dentro da própria proposta do Sindicato dos Servidores Públicos”, pontuou.
Já a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, abordou os temas relacionados às condições de trabalho. Eloísio ressaltou que tudo está sendo feito de acordo com as normas do Ministério da Saúde, incluindo o número de famílias atendidas por cada agente comunitário de saúde.