Prefeitura busca parceria para regulamentar carregadores no Ceasa

Carregadores terão profissão regulamentada

No ultimo dia 15, reuniram-se na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), o secretário da pasta, Rodrigo Francisco Reis, o coordenador da Divisão de Fomento Agropecuário Ulisses Ferreira de Oliveira, o gerente do CEASA-POÇOS Antônio Carlos Emigliozi e os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral – SINTRAMOV de Poços de Caldas e de Contagem para discutirem a necessidade da organização dos serviços de movimentação de mercadorias no entreposto local.
Atualmente o serviço é feito por carregadores autônomos que não possuem nenhum amparo legal para a profissão, além de não terem nenhuma garantia trabalhista. “Esses carregadores precisam de uma organização que possibilite benefício como garantias de férias, 13º salário e auxilio doença, garantindo inclusive direito à aposentadoria”, disse Rodrigo Reis.
Para conseguir organizar esses carregadores, a SMDET está em conversas com o SINTRAMOV e acredita que este modelo possa ser aplicado em Poços de Caldas. “Precisamos dar essa tranqüilidade àqueles que trabalham no CEASA, ou seja, tanto os carregadores quanto os permissionários terão benefícios caso esse serviço seja prestado de forma organizada conforme preconiza a Lei Federal nº. 12.023, por isso buscamos alternativas e descobrimos que a CEASAMINAS já está com esse serviço através do SINTRAMOV e que vem dando resultados.  Essa primeira conversa foi para entender o funcionamento, agora vamos ver como podemos viabilizar esta ação”,conclui o secretário.