Prefeitura convida moradores a discutir o turismo

Evento irá discutir Plano Diretor do Turismo

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, promove, a partir de amanhã, o workshop  “Poços de Caldas, que destino é esse?”  que acontece no Espaço Cultural da Urca, de 9h às 12h  e de 13:30h às 17h.  O objetivo do evento é debater, pensar, criar e consolidar estratégias para um plano de turismo sustentável para o município de Poços de Caldas.
“Esperamos que  diversos setores da sociedade participem, vamos  elaborar o Plano Diretor de Turismo de Poços de Caldas. A partir desta discussão, teremos  balizas para desenvolver ações para o setor de turismo. Isso é um marco, iremos deixar algo profissional que balize os próximos gestores. Não dá mais pra Poços ficar ao sabor do achismo, temos que ser profissionais”, destaca o secretário de Turismo Geraldo Rômulo Vilela Filho.
O workshop será ministrado pela turismóloga Simone Scorsato, consultora da  UNESCO no desenvolvimento e fomento de uma política para o turismo cultural. Com mais de 15 anos de experiência na atuação público-privada, já desenvolveu e executou projetos para o Ministério do Turismo, empresas e entidades do setor, com  foco de atuação que permeia os temas de economia criativa, cultura, sustentabilidade, marketing e identidade do lugar. Atua também como professora convidada em cursos de pós-graduação em turismo e em gestão de cidades.
“Todo comércio local é beneficiado pelo turismo e diversos profissionais dependem  do setor, direta ou indiretamente. Desde os jornaleiros, taxistas, camareiras, cozinheiras, artesãos, músicos, charreteiros, comerciantes e outros . Eles são  agentes do processo, fazem parte da cadeira produtiva, isto é, do ‘trade’ como usualmente dizemos. Portanto, o envolvimento abrange toda a comunidade receptiva e sendo assim, é importantíssimo uma conscientização de que todos são responsáveis pela atividade turística na cidade e agentes desta transformação para se ter um turismo cada vez melhor. Todos ganham!” , informa a diretora de Turismo, Sylvia Karina.
Ela destaca ainda o desenvolvimento sustentável para o setor. “Esta participação é o reflexo de uma cidade que pratica o turismo com desenvolvimento sustentável. Neste modelo, que a grande maioria do setor é constituída de pequenas e médias empresas, faz com que o desenvolvimento da atividade possa naturalmente contribuir como fator de distribuição de renda e gerar qualidade de vida. Na outra ponta, o turista também só tem a ganhar, pois terá serviços de melhor qualidade”.
As inscrições para o workshop podem ser feitas momentos antes da abertura, que acontece nesta terça, às 9h, na Urca.