Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave

Vice-prefeito, prefeito e secretária de Saúde durante entrevista coletiva

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, concederam entrevista coletiva para esclarecer a população e apresentar nota oficial sobre a ocorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no município.
“Percebemos que o assunto da questão da gripe tomou proporções indesejáveis para a cidade e em relação ao comportamento da nossa população. Decidimos, então, divulgar mais uma nota de esclarecimento para sanarmos as possíveis dúvidas sobre a questão”, explicou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
O prefeito afirmou que não existe nenhum caso de gripe H1N1 na cidade e, portanto, não há qualquer epidemia desta gripe ou de qualquer outra enfermidade no município. Até o momento, foram diagnosticados 12 casos de pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 10 residentes em Poços de Caldas e dois moradores da região. Um deles evoluiu para óbito, mas em nenhum caso se diagnosticou o vírus H1N1.
A secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, apontou que, de acordo com o Ministério da Saúde, o diagnóstico deve ser feito de forma clínica e solicitou apoio à imprensa local e regional no sentido de esclarecer a população sobre a real situação no município, orientando os moradores quanto às mudanças relativas à H1N1 propostas pelo próprio Ministério da Saúde.
“Nesse ano de 2013, a orientação do Ministério da Saúde é de fazer diagnóstico, tratar e notificar a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Não há obrigatoriedade, como houve nos episódios anteriores, de fazer a coleta de material da orofaringe para confirmar se trata de H1N1 porque, hoje, este vírus é circulante. O mais importante agora é fazer o diagnóstico precoce da Síndrome Respiratória Aguda Grave, entrar com o tamiflu e notificar, para termos um quadro de como foi o comportamento desta doença no Brasil”, explicou Dra. Aparecida.
Confira a íntegra da nota oficial da Prefeitura:
A Prefeitura Municipal de Poços de Caldas esclarece à população:
– Não existe NENHUM caso de gripe H1N1 em nossa cidade;
– Não existe, portanto, qualquer epidemia de tal gripe ou de qualquer outra enfermidade;
– Cabe-nos, em nome na transparência que norteia nossa administração, esclarecer que foram diagnosticados 12 (doze) casos de pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 10 residentes em nosso Município e dois moradores da região. Um deles evoluiu para o óbito, mas em nenhum caso se diagnosticou o vírus H1N1;
– Tais pacientes foram tratados estritamente dentro das normas do Protocolo do Ministério da Saúde de 2013, específico para a área. Os casos são comuns no período invernal e nosso Município e sua rede de saúde estão absolutamente preparados para dar plena atenção médica a todos os que vierem a precisar;
– As autoridades municipais estão em contato permanente com o Ministério da Saúde e com acesso total aos meios necessários para continuar fazendo frente às demandas da saúde pública e do bem-estar de nossa população;
– A Secretaria Municipal da Saúde e os competentes profissionais que a integram, tem feito um trabalho de extrema seriedade e com resultados altamente produtivos, corrigindo falhas que encontramos e otimizando a atenção ao público. E toda essa estrutura está atenta na prevenção e no tratamento de toda e qualquer demanda dos cidadãos;
– A situação da saúde pública em Poços de Caldas é de absoluta calma e sob controle. Os boatos não refletem a realidade e se tornam profundamente irresponsáveis quando colocam em risco a calma da população e dizem respeito à importantíssima área da saúde, particularmente cara a um governo com compromisso social como o nosso.
Eloísio Lourenço