Prefeitura doa área para cooperativas de materiais de recicláveis

As cooperativas de materiais recicláveis de Poços de Caldas, Ação Reciclar, Assosul e Coopersul receberam, a título de doação, área de 8.058,75 m2 para a construção de um galpão, na zona oeste do município, em local próximo ao Ecoponto. A iniciativa da prefeitura atende reivindicação dos trabalhadores, que há anos buscam um local comum para a operação das três associações.

A cerimônia de assinatura do decreto de doação ocorreu na Estação Fepasa, no final da manhã desta terça-feira (22), e contou com a presença do prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, do secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Sedese), André Quintão e, também, de representantes das cooperativas e de entidades de defesa dos catadores de materiais recicláveis.

Em Poços, segundo dirigentes das cooperativas, são coletadas 120 mil toneladas de material reciclável por mês e, em média, cada trabalhador obtém de renda R$ 800,00 mensais. Atualmente, as três cooperativas ocupam terrenos de responsabilidade do município em áreas urbanas, onde existem problemas por questões de uso e ocupação do solo e impacto junto à vizinhança.

Eloísio Lourenço diz que, organizadas na mesma área, as cooperativas vão concentrar as operações, facilitando a retirada e entrega de materiais. Segundo o prefeito, agindo dessa forma, os trabalhadores podem se inscrever em projetos dos governos estadual e federal e conseguir recursos financeiros para completar a infraestrutura dos barracões e comprar equipamentos. “Esse é um grande passo para a autonomia e profissionalização, no sentido de criar a maior central de reciclagem da região.

Quintão revelou que acompanha a luta dos catadores de material reciclável há mais de 25 anos, em Belo Horizonte, e reconhece a importância da atividade para a Política Estadual de Resíduos Sólidos. O secretário avalia como positiva a doação de um terreno pela prefeitura aos trabalhadores e diz que isso vai agilizar a triagem dos materiais, gerando maior possibilidade de renda para as cooperativas e ao trabalhador. “Além disso, essa ação estimula o desenvolvimento regional sustentável”, ressaltou.

Participante

Participaram da cerimônia, o vice-prefeito, Nizar El Khatib, os secretários municipais, Rodrigo Reis (Planejamento), Maria Luisa Untura Carneiro (Administração), José Muniz Alves, (Serviços Públicos), Ana Luisa Souza (Regional-Sedese), os vereadores Rogério Carillo e Paulo Tadeu. Também compareceram, a representante do Movimento Nacional dos Catadores, Luênia Maria Silva, do Projeto Novo Ciclo, Fábio Ribeiro, e da Cooperativa Coopersul, José Alves dos Santos.