Prefeitura lança Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis

Poços de Caldas está entre as 171 cidades do país que aderiram ao programa

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (22), o Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis. O evento aconteceu na Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), e contou com a presença de diversas autoridades. O ato faz parte da programação de aniversário do município.

De acordo com o prefeito, Sérgio Azevedo, Poços aderiu a esse programa nacional logo após sua posse e, muito mais que uma promessa de campanha, para ele, a iniciativa significa um compromisso com a cidade e seu desenvolvimento.

Poços de Caldas está entre as 171 cidades do país que aderiram ao programa. Sendo que dessas, apenas 38 realizaram o lançamento de indicadores na plataforma e apenas 21 delas publicaram, como Poços, o plano de metas.

Sérgio ressaltou a importância do trabalho que vem sendo realizado na atual administração, pois só assim se terá noção do que foi feito e a real situação de cada setor da prefeitura. O prefeito disse, ainda, que é preciso saber quais ações precisam ser feitas para que Poços continue avançando, seja no quesito ambiental, social, ou até mesmo tecnológico, “passando a ser exemplo para outras cidades do Estado e até mesmo do país”.

O Plano de Metas foi elaborado pelo Comitê Municipal do “Programa Cidade Sustentável”, estabelecido por meio do decreto nº 12.175, publicado no Diário Oficial do município em março. Os integrantes são representantes de diversos setores, associações e de órgãos públicos da cidade.

O presidente do Conselho Curador da Fundação Jardim Botânico, João Neves de Toledo, está à frente do comitê desde a posse dos membros atuais. Durante o lançamento ele esclareceu cada etapa do processo.

Neves informa que foram selecionados 140 indicadores em diversas áreas, como saúde, educação, cultural, meio ambiente, segurança, etc., que estão inseridos em 12 eixos para a elaboração das propostas e ações. Segundo o conselheiro, foram definidas 74 metas e 92 ações para a realização e o cumprimento das metas traçadas, entre elas estão, por exemplo: o estudo para construção de novas creches, melhoria na fiscalização tributaria, projetos de incentivos, a efetivação do projeto de câmeras de seguranças monitoradas pela Guarda Municipal, e também alguns desafios, como a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 1), que se arrasta há mais de 10 anos.

Estiveram presente ao evento, o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Tiago Cavelagna; acompanhado do Secretário-adjunto, Antônio Carlos Alvisi. Tiago lembrou que este projeto será uma ferramenta de gestão para a prefeitura e para todas as secretarias, não somente nesta administração, mas sim um legado para as próximas, que terão como mapear o que já foi feito em outras gestões, o que esta em andamento e o que foi concluído.

Para Tiago, trata-se de um trabalho continuo, que vem sendo realizado com seriedade e transparência, com o intuito de mostrar a real situação atual do município. “O principal compromisso que se inicia agora, com o lançamento das metas, é a busca do cumprimento de todas elas”.

Também estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito, Flávio Faria; o presidente da Fundação Jardim Botânico, Valdir Sementile; a diretora executiva da Associação Poços Sustentável, Tereza Couto; diretora do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Planejamento, Cibele Melo Benjamim; Nanci Moraes, diretora Executiva da Autarquia Municipal de Ensino; e os vereadores, Lucas Arruda e Pedro Magalhães. Também participaram da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares, vereador Paulinho Costa. Além de funcionários do Jardim Botânico.

A partir de amanhã, quinta-feira (23), o Plano de Metas de Poços de Caldas estará disponível no site do Programa Cidades Sustentáveis, www.cidadessustentaveis.org.br, para consulta e pesquisa.