Prefeitura limpa área de descarte de lixo no bairro São José

Lixo no bairro São José

Desde segunda-feira (16), a Prefeitura está realizando serviços de limpeza no bairro São José. Além  da coleta domiciliar em locais de difícil acesso, também teve início a eliminação de um antigo lixão no bairro. Esta  ação emergencial teve início na terça, 17,  e se estende até a próxima semana com a eliminação de um antigo lixão localizado na entrada do bairro, próximo ao final da avenida Fosco Pardini. Em um dia de trabalho, foram retiradas cinco caçambas e três caminhões, totalizando cerca de 80 metros cúbicos de entulho, resíduos e móveis.

Jair Aparecido Dutra, encarregado-geral da Vina Equipamentos, informa que a primeira etapa da operação no lixão foi utilizada uma retroescavadeira. Porém, agora, as condições difíceis do terreno exigem ação manual. Segundo ele, no final da ribanceira de mais de 50 metros, onde se formou o lixão, passa o Córrego Vai e Volta e, como grande parte do lixo já se espalhou, a única forma de fazer a retirada é manualmente, por isso está sendo utilizada a técnica do rapel.

Dutra comenta que foram necessárias diversas viagens em caminhões basculantes, para transportar o grande volume de objetos recolhidos. De acordo com ele, no local foram retirados guarda-roupas, sofás, televisores, camas, berços, carrinhos de bebê, fogões, brinquedos e muito lixo eletrônico. O encarregado comenta ainda, que todo o volume de material, inclusive móveis, chega ao leito do ribeirão, e pode provocar possíveis pontos de alagamento.
A operação no bairro é orientada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e conta com onze funcionários da empresa Vina Equipamentos, que desde a última segunda-feira (16) é responsável pela execução dos diversos serviços de limpeza urbana no município. No bairro São José, a coleta rotineira também continua, inclusive, nas vielas onde os caminhões não têm acesso.
Lavagem das ruas
A lavagem das ruas da área central de Poços de Caldas é uma peculiaridade. Há anos, e em todas as administrações, a ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que utiliza para o trabalho a chamada água bruta. O secretário José Munis Alves diz que o conteúdo dos caminhões-pipa, que percorrem o centro fazendo a limpeza das vias públicas, tem essa característica.