Prefeitura prepara comemoração especial do Dia do Folclore

dia do folclore reuniao

Reunião entre representantes da Secretaria de Turismo e o Pároco das Igrejas de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito

Além da Festa Uai, que acontece entre os dias 19 e 23 de agosto, a Prefeitura está organizando também, em parceria, um encontro sobre manifestações populares nos dias 22 e 23, em comemoração ao Dia do Folclore.

O encontro, que reunirá os Ternos de Congo e outros grupos folclóricos da cidade, terá a palestra de Frei Chico, reconhecido estudioso da cultura popular que tem diversos livros publicados.

Há quase trinta anos, Frei Chico dedica-se à cultura popular do Vale do Jequitinhonha e à Religiosidade Popular Brasileira. “A religião do povo está se tornando um assunto de grande interesse, para o abrasileiramento das igrejas cristãs na Terra da Santa Cruz, para o diálogo do cristianismo com outras religiões, para a teologia, para a ética etc.. A toda hora a religião está na mídia e em todo lugar. Cantam Simon e Garfunkel: The words of the profets are written on the subway-wall. (As palavras dos profetas são escritas nas paredes do Metrô!)”.

Frei Francisco van der Poel é frade franciscano holandês, mora no Brasil desde 1967. Trabalhou no Vale do Jequitinhonha-MG durante dez anos. Vive na Colônia de Santa Isabel, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte. Frei Chico é autor do Dicionário da Religiosidade Popular, com 1.150 páginas, reunindo 8,5 mil verbetes, 6 mil notas de rodapé e 350 ilustrações feitas por Maria Lira Marques, ceramista do Vale do Jequitinhonha.

A palestra está marcada para as 14h, no sábado, dia 22, no pátio da Estação FEPASA. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e apoio do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas e Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Capela de São Benedito.

“Nossa intenção é realizar uma grande confraternização e reafirmação da cultura popular, lembrando seus primeiros divulgadores, assim como trazer mais uma atração turística para os visitantes e educativa para nossa população como forma de identidade de nossa região, estado e país em meio à arte e à religião”, comentou a diretora de Turismo, Rose Lino.

Uma equipe da Secretaria de Turismo esteve em reunião, nesta semana, com o pároco Hiansen Vieira Franco, padre também responsável pelas atividades na Capela de São Benedito. Ficou acertado que será celebrada uma missa especial no dia 23, domingo, às 9h, para encerrar o encontro aberto à população em geral. Outras informações sobre o Encontro do Dia do Folclore pelo telefone (35) 3697-2300.