Prefeitura promove mutirão contra dengue neste sábado

Em sua rotina, agente de endemia aplica larvicida em pratinhos de plantas. No sábado, os agentes participam do mutirão contra a dengue

A Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, de Serviços Públicos e Defesa Social promove, neste sábado, 7, um mutirão de combate a dengue nos bairros Jardim São Paulo e Monte Almo.  Setenta e seis pessoas, entre agentes de endemias, voluntários da Defesa Civil e servidores da Secretaria de Serviços Públicos, estarão nos bairros, de 8h às 14h. A ação visa recolher entulhos como pneus, latas, vasilhames plásticos e outros que possam servir  de criadouro  das larvas do Aedes aegypti, o  mosquito transmissor da dengue.
Pela primeira vez ocorre um mutirão na época do inverno. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, devido às mudanças climáticas, os trabalhos devem ser contínuos. “Antes, intensificávamos as ações entre os meses de janeiro e abril mas  agora, devido às condições climáticas e os casos de dengue nas cidades vizinhas, estamos em alerta para controlar o número de casos em Poços de Caldas”, informa.
Os casos notificados de dengue na cidade são 22, sendo quinze importados e sete contraídos no próprio município. Destes, a maioria é da região dos bairros atendidos neste mutirão.  Em todos os locais onde houve confirmação de casos de dengue, houve um trabalho de aplicação do larvicida de forma pulverizada, o fumacê. Com o equipamento nebulizador,  o mosquito é eliminado na fase adulta, com resultados bastante satisfatórios.
A Secretaria Municipal de Saúde já tem programado para outubro o próximo mutirão, que deve ser realizado na região sul do município.
Cata Treco
Para o recolhimento de objetos maiores, como sofás, geladeiras e outros, os moradores devem ligar para o serviço “Cata-Treco” da Prefeitura, nos fones 3697-2070 para a região oeste; no 3697-2188, para quem mora na região leste e no 3697-2319 para os moradores da região sul.