Prefeitura realiza mutirão contra a dengue neste sábado

Na região rural, agentes de endemias realizaram orientações

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde  realiza,neste sábado,31,  de 8h às 14h, um mutirão de limpeza contra o mosquito transmissor da dengue no bairro Monte Almo.  A ação visa recolher entulhos como pneus, latas, vasilhames plásticos e outros que possam servir  de criadouro  das larvas do Aedes aegypti, o  mosquito transmissor da dengue.
Os mutirões de limpeza são realizados  periodicamente pela Prefeitura, em locais onde existe maior número de focos do mosquito, conforme levantamento feito pelos agentes de endemias. A ação tem parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Cooperativa Ação Reciclar e Administração Regional Zona Leste.
Estão envolvidas cerca de 40 pessoas, entre agentes da dengue, agentes comunitários de saúde do PSF Santo André e funcionários da limpeza urbana. “Solicitamos a colaboração dos moradores do Monte Almo para que, no sábado, deixem separado todo tipo de entulho  como fogão velho, sofás, latões, pneus. Vamos fazer uma varredura no bairro”, destaca Soraia Chiste, diretora do Departamento de Saúde, responsável pela coordenação das ações.
Além do mutirão, a Secretaria de Serviços Públicos fará ainda um levantamento dos terrenos baldios para posterior limpeza pela Prefeitura e notificação dos proprietários.
Rural
Na região rural, os agentes de endemias não atuam mas,  por ser uma área com população mais adensada, a Secretaria de Saúde realizou  ações de prevenção no  bairro Córrego D’Antas, orientando os moradores sobre a doença, as formas de transmissão e a importância do descarte correto de entulhos e inservíveis, que podem se transformar em criadouros de larvas. “Na região rural, não podemos fazer tratamento com produtos químicos, o popular fumacê, então trabalhamos com orientação e prevenção”, informa a diretora.