Prefeitura realiza mutirão contra dengue em junho

reunião agentes endemias (8)

No próximo dia 7 de junho, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos realizam mais um mutirão de limpeza contra a dengue. Desta vez, os bairros atendidos serão o Jardim São Paulo e o Monte Almo. Os moradores terão oportunidade de se desfazerem de objetos acumulados em quintais e que podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue.
A decisão foi comunicada aos agentes de endemias na manhã de terça, 27, durante reunião com a coordenação, no Espaço Cultura da Urca. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, devido às mudanças climáticas, os trabalhos devem ser contínuos. “Antes, intensificávamos as ações entre os meses de janeiro e abril mas, agora, devido às condições climáticas e os casos de dengue nas cidades vizinhas, estamos em alerta para controlar o número de casos em Poços de Caldas”, informa.
Os casos notificados de dengue na cidade são 22, sendo quinze importados e sete contraídos no próprio município. Estes dados foram repassados aos agentes de endemias, com o  objetivo de intensificarem seus trabalhos. “Repassamos as orientações que obtivemos da Gerência Regional de Saúde e fizemos a entrega de nova remessa de larvicida, que é realizada a cada dois meses. A reunião foi ainda uma forma de interagir, ouvir sugestões dos agentes para melhorar o trabalho a cada dia”, destacou o coordenador.
Em todos os locais onde houve confirmação de casos de dengue, houve um trabalho de aplicação do larvicida de forma pulverizada, o fumacê. Com o equipamento nebulizador,  o mosquito é eliminado na fase adulta, com resultados bastante satisfatórios.