Prefeitura reinaugura Restaurante Popular

Usuários lotaram o Restaurante Popular no dia da inauguração

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, reinaugurou, na manhã desta segunda-feira (6), o prédio do Restaurante Popular Elza Monteiro Ferreira, no pátio do Mercado Municipal. Um almoço festivo com cardápio especial marcou a conclusão da modernização do restaurante, depois de um ano e dez meses de obras.
Os investimentos somam mais de R$ 500 mil, através de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Prefeitura. Dentre as principais intervenções, foram feitas a reforma total dos banheiros masculino e feminino, readequação da área de produção das refeições, ampliação da estrutura com a construção de setores de pré-produção no andar térreo, colocação de ar condicionado no refeitório, troca do telhado e de tubulações de esgoto, além de uma pintura geral em todo o prédio.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou que, apesar de todas as dificuldades encontradas no prédio durante a obra, que atrasaram a conclusão da reforma, o serviço do Restaurante Popular não foi interrompido. “Mesmo com as dificuldades da obra, como problemas nos canos, no teto, infiltrações e problemas estruturais, o Restaurante Popular não deixou de fornecer alimentação saudável e de qualidade à população”, ressaltou. Durante as obras, o Restaurante Popular funcionou em prédio alugado, na rua São Paulo.
A secretária de Promoção Social, Lúcia Elena Rodrigues, comemorou a reinauguração do espaço. “É uma grande conquista para os usuários do Restaurante Popular e também para a administração, que traz melhores condições de trabalho para a equipe e mais conforto e qualidade para os usuários”, celebrou.
O coordenador de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida, informou que o Restaurante Popular volta a servir 1.250 refeições por dia, podendo chegar até a 1.550, de acordo com a demanda. A refeição oferecida é nutricionalmente balanceada, feita com produtos de qualidade. Cada prato é composto por três colheres de arroz, uma guarnição, dois tipos de salada, uma porção de carne, uma concha de feijão e uma unidade de fruta.
Com a reinauguração, os tíquetes do almoço voltam a ser vendidos antecipadamente, entre 7h30 e 8h30, e a partir das 10h45. O almoço também retorna ao seu horário tradicional, das 11h às 14h, de segunda a sábado, com o mesmo valor de venda (R$ 2,00).
Segurança alimentar
Além da conclusão das obras de reforma do Restaurante Popular e dentro da política de segurança alimentar do município, em consonância com as diretrizes do Governo Federal, a Prefeitura vai inaugurar, ainda neste ano, o prédio do Banco de Alimentos. A edificação de 250 m2 está sendo construída em área dentro da Ceasa do município, na zona leste da cidade. Serão investidos R$ 560 mil no projeto total, com contrapartida de R$ 110 mil do município.