Primavera nos Museus discute questão indígena

Palestras acontecem a partir do dia 24

A Coordenação do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas realizaembro, , no período de 21 a 27 de setembro, a 9ª Primavera dos Museus , momento em que museus e outras instituições culturais de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus -IBRAM/Ministério da Cultura, promoverão eventos em torno de um mesmo tema : Museus e Memórias Indígenas.
 Em Poços de Caldas, as comemorações serão realizadas a partir do dia 24. A partir das 19h, serão realizadas as palestras “Do museu ‘colonial’ e ‘estético’ a um espaço de ‘resistência indígena’ ” com o prof. dr. Benedito Prezia – PUC/SP, e “Novaterra para os Xucuru Kariri: adaptação tecnológica para habitações rurais” com a Profª. Drª. Rosana Soares Bertocco Parisi ( PUC Minas – Campus Poços de Caldas).
 No dia 26 de setembro, sábado, a partir das 15h, acontece palestra sobre “Museus e a responsabilidade na construção das identidades indígenas por meio de vestígios arqueológicos” com a profª drª Solange Schiavetto, da UEMG – Campus Poços de Caldas e a palestra “O café da semente do feijão Andu como possibilidade do currículo narrativo da Aldeia Xucuru Kariri”, a ser ministrada pela profª Beatriz Sales da Silva da SRE – Superintendência Regional de Ensino, bem como apresentação do grupo da Aldeia Xucuru Kariri no pátio interno do Museu.