Profissionais da saúde de Minas participam de curso de atenção básica em Poços de Caldas

Curso de Aperfeiçoamento Apoio Matricial na Atenção Básica, acontece na PUC-Minas até domingo com a participação de profissionais de três regiões de Minas Gerais. O prefeito, o vice e a secretária de Saúde participaram da abertura do evento

Poços de Caldas está sediando o Curso de Aperfeiçoamento Apoio Matricial na Atenção Básica, com foco nas atividades dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O primeiro módulo aconteceu nesta quinta-feira (29) na PUC – Minas, em dois períodos, e contou com a presença de 80 profissionais do setor de atendimento básico de saúde de três regiões de Minas Gerais: Sul de Minas, Triângulo Mineiro e Zona da Mata.
O prefeito, Eloísio do Carmo Lourenço, o vice, Nizar El Khatib, e a secretária Municipal de Saúde, Fátima Livorato, participaram da abertura do evento pela manhã. O curso transcorrerá, ainda, no sábado e domingo desta semana no mesmo local. A carga total do programa é de 180 horas, com módulos à distância de 100 horas e, também, em forma semipresencial de 80 horas. A duração do curso é de sete meses.
Livorato informa que Poços de Caldas possui atualmente três Nasf, do tipo 2, que são os mais completos. Segundo a secretária, as equipes atuam nas regiões leste, centro-oeste e sul, assistindo 27 núcleos do Programa Saúde da Família (PSF), e contam na estrutura de atendimento com profissionais de psicologia, nutricionistas, fisioterapeutas, educador físico, farmacêutico, assistente social e terapeuta ocupacional.
A secretária informa, ainda, que vinte municípios em todo o Brasil estão sediando esses primeiros encontros, que reúnem 2.600 profissionais nos três dias. Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas, os cursos acontecem nas cidades de Belo Horizonte, Montes Claros e Ipatinga. Poços participa do curso com quatro representantes: um profissional de cada Nasf, mais a coordenação dos núcleos de atenção básica.
O curso de aperfeiçoamento tem caráter nacional e é promovido em parceria pelos departamentos de Gestão da Educação na Saúde e de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS). Entre os temas abordados estão à formação profissional e requalificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS). O material de apoio semipresencial foi produzido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Coordenação de Educação à Distância (EAD).